segunda-feira, dezembro 11, 2006

O UNIVERSO DAS MULHERES


“Qualidade de Vida é uma atitude. Inclui achar prazer nas coisas pequenas e valorizar o que se tem de bom”.
CUIDE DA VIDA SEXUAL
O alerta é da OMS: o sexo faz parte dos pilares de sustentação da qualidade de vida. “O sexo é uma necessidade básica, como dormir ou comer. Uma relação sexual satisfatória relaxa, aproxima os parceiros, melhora a auto-estima e o humor”, o contrário também é verdadeiro. “O descontentamento com a vida sexual se reflete em muitas áreas. A pessoa fica mais irritadiça e introvertida, briga no trânsito, torna-se menos criativa, dorme mal”. Por falta de informação, muita gente continua, no entanto, a levar uma vida sexual com menos qualidade do que poderia ter. Um dos primeiros passos para isso não custa nada e pode ter um efeito surpreendente: conversar francamente com o parceiro sobre pontos de conflito.

TENHA PRAZER
As obrigações diárias levam-nos a um roteiro que deve ser cumprido á risca. Muitas vezes, essa rotina funciona como um raio por onde a energia vai embora.Conter esse processo começa com a consciência de que é importante proporcionar-se prazeres. E isso vai desde um passeio solitário pela manhã até pular de pára-quedas, ler, viajar, ou simplesmente não fazer nada. “Gestos como esses relaxam e recarregam as energias.” Investir no relaxamento é, aliás, uma das chaves para ter contato com o prazer de viver. Como a pratica a técnica de relaxamento chamada respiração abdominal, que deve ser feita várias vezes ao dia. “A respiração é o que temos de mais importante para lidar com as emoções”. Inspire pelo nariz inflando o abdome e depois solte o ar, esvaziando a região da barriga, como os bebês, O benefício virá na forma de mais energia e eficiência para lidar com as situações desgastantes.
MOVIMENTE O CORPO
Há três bons motivos para fazer atividade física. Primeiro, diminui a gordura corporal, ajuda no controle da pressão arterial e da taxa de colesterol. Depois, ganhar um corpo mais torneado levanta a auto-estima. “E o indivíduo passa a lidar melhor com o stresse porque está emocionalmente fortalecido”.

COMA BEM
Honestamente: você presta atenção no que come? Certamente não. E aí está o problema. Está provado que a alimentação é um dos fatores de qualidade de vida. Se for correta, as chances de as doenças aparecerem fica menor. “E ter saúde é viver uma vida mais feliz”. Por alimentação equilibrada, entenda-se, entre outras coisas, a opção por pratos cheios de legumes e grãos e a economia no consumo das gorduras que fazem mal. Entre elas está a saturada, presente na carne vermelha. E não é preciso adotar a tediosa dobradinha salada/grelhado. A mudança dos hábitos á mesa pode ser gradual e o resultado, prazeroso. Consumir mais azeite e produtos industrializados com menos açúcar, por exemplo, continua sendo gostoso. Da mesma forma, não ser perde nada ao trocar o molho quatro queijos, gorduroso e calórico, pelo de tomate, cheio de vitaminas e de licopeno (nutriente bastante estudado por seus potenciais benefícios contra o câncer).