quinta-feira, setembro 16, 2010
ESPAÇO ESOTÉRICO
CRUZ
A cruz, o madeiro e a árvore são símbolos da figura materna; é comum na mitologia heróis nascerem ou morrerem em árvores. Para Carl Jung, os símbolos representam algo ainda desconhecido e têm um duplo sentido, um positivo e outro negativo. Há indicações de uma cruz luminosa e outra negra - e segundo os Evangelhos Apócrifos a primeira é sinônimo de Logos, Nous, Jesus Cristo, Porta, Caminho, Pão, Semente, Ressurreição, Filho, Pai, Pneuma, Vida, Verdade, Fé e Graça. A segunda significaria, em resumo, o caos, o paredão e o sufoco da psique.
A Cruz foi difundida muito antes do cristianismo, na Ásia, na Índia, no Egito, na Mesopotânia, na Grécia7, entre outros lugares.
Há 55 formas diferentes de cruz. As mais conhecidas são: a latina, a grega, a do Tau, a pátea, a da Terra Santa, a Suástica e muitas outras. Algumas dessa cruzes como a grega, podem ser inscritas em um quadrado, outras, como a latina, somente em um retângulo e algumas em um círculo, que se refere à primeira vida de Cristo (terrestre) e à última (celeste e Divino).
Assinar:
Postagens (Atom)