APRESENTE-SE, Ó ESCULTORES DO NOVO DIA, POIS É HORA DE DAR INÍCIO À OBRA!
terça-feira, dezembro 09, 2008
CRIANÇA PONTINHOS DE LUZ
CRIANÇA AGRESSIVA DEMAIS
A TAREFA DE CONTER OS PEQUENOS,QUANDO AGEM DE MANEIRA IRRITADA, EXIGE JOGO DE CINTURA DOS PAIS PARA DESCOBRIR AS CAUSAS DO COMPORTAMENTO.
Eles beliscam, xingam, puxam o cabelo, gritam, mordem e não importa se estão na escola, em casa ou brincando com os amiguinhos. A situação, nada fácil para os pais, exige jogo de cintura para descobrir os motivos que levam os pequenos a esse comportamento.
"Muito frequentemente a origem do problema está na repressão ou falta de limites que eles mesmos impõem aos filhos," alerta a psicóloga Graziela Chehaibar. Segundo ela, os limites devem ser construídos conforme a situação, a necessidade e a capacidade de entendimento de cada faixa etária.
A incapacidade de conter as irritações é uma forma não muito construtiva de se relacionar e as escolas sabem bem o que é isso. É lá que os pimpolhos extravasam sua agressividade e de onde costumam chegar as primeiras reclamações. Nesse caso, a orientação da especialista é estabelecer uma parceria entre pais e educadores, para saberem o que está gerando o comportamento e decidirem qual caminho seguir.
Porém, se depois de todos os esforços, a criança se recusar a mudar de atitude, a solução é deixar claro os limites para ela e juntos, pais e filho, dividirem a responsabilidade a respeito do que farão dali para frente.
MUDANÇA DE ATITUDE
Graziela Zlotnik Chehaibar orienta que compartilhar é uma boa saída para se obter respostas mais rápidas dos pequenos. Se os esforços para acabar com as atitudes de raiva e irritação não surtirem efeito, experimente dividir com a criança a responsabilidade da mudança. "Com isso, ela passa a ser agente de si mesma e cria limites internos," finaliza a psicóloga.
Graziela Zlotnik Chehaibar
Assinar:
Postagens (Atom)