quarta-feira, maio 16, 2007

DICA DO DIA

NÃO CONFUNDA CONSEQUÊNCIAS NATURAIS DE NOSSOS ATOS COM CASTIGOS.

AUTO AJUDA

A (RE) CRIAÇÃO DA SUA VIDA
SEMPRE É HORA DE OLHAR PARA A REALIDADE E MUDAR O QUE NÃO ANDA BEM. MAS LEMBRE-SE DE OBSERVAR O "OUTRO" LADO DA SITUAÇÃO
Não tente se iludir. Quando tentamos viver iludidos, a realidade corrói a felicidade. A ilusão é o maior mal da humanidade. Talvez neste momento você esteja vivendo uma decepção amorosa, uma frustação, uma depressão. Talvez esteja a ponto de largar a faculdade porque seu curso tem matérias demais, professores chatos, muitos trabalhos.
Quem sabe esteja prestes a pedir demissão do emprego ou "pedir para ser mandado embora", porque lá ninguém o entende. Não tenho nada contra você desistir do curso ou do emprego desde que não acredite que isso resolverá seus problemas. Ou será que você olhou para sua realidade, procurou entendê-la e descobriu que a razão de suas dificuldades está em você mesmo?
Você já ponderou se há professores chatos e muitos trabalhos só no seu curso ou nos outros também? Refletiu se o problema no trabalho é culpa do chefe ou se você tem alguma responsabilidade nisso? Compreenda: você é a sua criação. Responda sinceramente às três perguntas seguintes. Veja se você consegue dizer "sim" a todas elas: Você é responsável por você? Você é grato a todas as pessoas? Você é livre para desejar e para desejar não desejar?
Sei que pode estar pensando que este texto será muito duro com você, mas minha intenção não é criticá-la, e sim pedir que deixe de colocar um band-aid em sua alegria. Não tente se iludir.
Quando tentamos viver iludidos, a realidade corrói a felicidade. A ilusão é o maior mal da humanidade. É responsável por guerras, crimes, corrupção.
Se eles existem, é porque os criamos. É preciso compreender que adversidades e contradições fazem parte do jogo. Para tudo há dois lados - bom e ruim -, e o que é bom para um pode ser ruim para outro. Glória ao time que vence, vaias ao que perde. A chuva inunda a cidade, mas é uma bênção para o campo.
Quem tem mais dificuldade de conviver com os dois lados da realidade são os que idealizam um mundo onde só há coisas boas. Como alguém que é mimado e aprende que, reclamando, consegue tudo o que quer. Esta estratégia dá certo até que a pessoa encontra alguém grosseiro pela frente, reclama com ele e se dá mal. E vai fazer o quê?
É preciso entender que o "outro lado"também existe. Há o bem e o mal, o direito e o esquerdo. Mesmo quem transita pelo "outro lado" não está livre de frustrações. Beije sua realidade. As ilusões terminam, os sonhos vencem e as realidades secretas, descobertas, recriam a vida e a legítima felicidade.
José Luiz Tejon