terça-feira, maio 29, 2007

DICA DO DIA

Nenhuma empresa pode ser considerada plenamente bem-sucedida se ignorar os componentes emocionais, espirituais e evolutivos presentes em qualquer organização.

TERCEIRA IDADE

LONGEVIDADE

PESQUISAS SOBRE COMO VIVER MAIS E MELHOR


JOELHOS A SALVO COM SALTO ALTO
Depois de investigar os hábitos de mais de 100 mulheres com osteartrite no joelho, os cientistas absolveram o salto; o costume de se equilibrar em sapatos altos, mesmo quando mantido por muitos anos, não exerce nenhuma influência no desenvolvimento desse mal. Já o excesso de peso na juventude, especialmente se os quilos extras surgem entre os 36 e os 40 anos, desponta como um fator que ajuda a detonar o problema.

NEM TÃO INOCENTE
Inofensivo para o joelho, o salto alto é o inimigo número 1 dos pés. Isso porque ele projeta o peso do corpo para o dedão, sobrecarregando-o de tal maneira que acaba saindo da linha e deixando a cabeça do osso exposta ao atrito. É assim que se forma o desagradável joanete.

COM OS PÉS BEM NO CHÃO
O risco de tombos aumenta, e muito, para quem sofre de males crônicos como depressão e doenças circulatórias (as cardíacas, por exemplo). Isso é o que apontaram cientistas britânicos da Universidade de Bristol, após acompanharem mais de 4 mil sexagenários. Entre as vítimas desse tipo de doença, o perigo de quedas foi 30% maior. "Os cuidados devem ser redobrados se a pessoa sofrer de osteoporose, por exemplo", acrescenta o geriatra Luiz Freitag, da Sociedade Brasileira de Geriatria.

SE VOCÊ TEM PAIS IDOSOS
As dicas de Luiz Freitag

* Peça-lhes que evitem o uso de chinelos.
* Incentive-os a aposentar os tapetes ou optar por aqueles com proteção antiderrapante.
* Oriente-os a evitar escadarias.
Por Gabriela Cupani