sexta-feira, janeiro 09, 2009

DICA DO DIA

O FUTURO DAS ORGANIZAÇÕES - E NAÇÕES - DEPENDERÁ CADA VEZ MAIS DE SUA CAPACIDADE DE APRENDER COLETIVAMENTE.

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

DESRESPEITO ECOLÓGICO TAMBÉM É FRUTO DO ESTÁGIO MORAL DA HUMANIDADE
Há pessoas que não percebem e fazem mesmo questão de não perceber o caos que vem se espalhando pelo mundo em todas as áreas. Aliás, a indiferença e a alienação fazem parte do processo apocalíptico. A ignorância é porta aberta ao império do mal.
Gurdjieff dizia que "na natureza tudo está conectado e tudo está vivo." Significa dizer que o mundo, tanto quanto uma cidade ou uma simples floresta, respira, vibra, sonha, se agita, desperta ou morre.
Tudo depende das conexões. Imagine um organismo humano com toda a sua complexidade orgânica, sua unidade interligada, interdependente e indissolúvel.
Assim é a Terra, assim é o Universo. O Universo tem o comando de Deus através de suas leis; mas o nosso planeta está sob as influências desastrosas do homem ganancioso e inconsequente. Por isso Jesus dizia "Assim na Terra como nos céus."
O barulho das cidades grandes e a influência das máquinas na Era da Tecnologia perturbam e bloqueiam a sensibilidade humana. É preciso grande esforço para romper as barreiras do materialismo prático que aí está, e assumir um comportamento natural.
Uma caminhada pelas montanhas, sozinho ou bem acompanhado, é uma forma de se abrir o coração e a mente. O contato com a Natureza, a experiência pessoal com as coisas simples da vida e do campo descontrai e desperta a sensibilidade.
Cuidado! A ciência que fotografa explosões galáticas e nos põe em contato com o mundo através da Internet, talvez esteja, ao mesmo tempo, querendo nos conduzir a um materialismo globalizado.
É preciso reconhecer a existência de um Ser que rege o Todo. Cada cultura através dos séculos sabe que algo existe além das aparências. A questão é saber viver em harmonia com essa dimensão.
James George afirma em seu livro Olhando pela Terra, que "a vida depende de uma conexão com o Grande Espírito; nós tentamos manter uma conexão aberta dessa maneira. Se não fizer-mos isso, nem mesmo o Grande Espírito vai poder nos alcançar."
Como dizem certas profecias, é possível que muita gente não consiga ouvir o alerta... Os índios da Nação Hopi sabem muito, "mas a liderança política do mundo não iria ouvir um índio velho, sem dinheiro e que nem mesmo sabe assinar o nome."
Afinal, o que é crise ecológica? Tentamos responder objetivamente : é o conjunto de devastação, poluição e danos ao meio ambiente e às espécies. Problemática que vem se alastrando por toda parte. É assunto que deve preocupar todas as pessoas sensíveis, mesmo porque, na medida em que o tempo passa, a situação se agrava, comprometendo a sobrevivência da própria humanidade.
Diz o Dr. James também o seguinte: "É possível que, quando a verdadeira gravidade da crise ecológica exterior e a correspondente crise espiritual interior finalmente nos atinja, ela nos acorde - e bem a tempo! Ou não!
A crise ecológica da atualidade está ligada a uma crise espiritual e moral. Isso é incontestável. Se a ciência não foi capaz de resolver este problema, temos que pensar noutra fonte: religião ou espiritualidade. Até aqui as religiões também não fizeram o que deviam por culpa de seus maus representantes e dos cientistas que lhe não deram crédito. De qualquer maneira o mundo precisa de ciência e de espiritualidade. Na verdade a questão ecológica global envolve o campo emocional, exigindo, portanto, algo além da racionalidade fria e imediatista. É necessário pensar com o coração.
Albert Einstein, depois da II Grande Guerra, disse o seguinte: "Agora tudo mudou - menos o nosso modo de pensar - e, portanto, nós nos dirigimos para uma catástrofe sem paralelo."
T.S. Eliot pergunta se o mundo vai acabar com uma explosão ou um soluço. Explosão nuclear ou soluço ecológico.
A ciência levou o homem a desenvolver armas poderosas, capazes de destruir tudo, enquanto a insensibilidade levou as pessoas a poluir e exaurir as fontes da vida.
A situação ecológica e espiritual do mundo tem tudo a ver com a ordem do Universo; portanto, estamos verificando uma ruptura que pode gerar consequências trágicas para o planeta. As alterações climáticas e as tragédias naturais são consequência de um desequilíbrio no comportamento humano.
O homem não deve perder contato com o Mais Alto, as dimensões do imponderável e do Amor. Um estado superior de consciência permite uma vida mais natural e mais feliz. Não podemos conquistar a paz sem olhar para dentro de nós mesmos, sem descobrir o nosso poder individual, a nossa transcendência.
Vejamos o que diz Léon Denis a esse respeito: "O segredo da nossa felicidade, de nosso poder, de nosso futuro, não está nas coisas efêmeras deste mundo; reside nos ensinamentos do Alto do Além."
Sem dúvida, todos os verdadeiros educadores da humanidade estiveram preocupados com a questão da natureza e da ética.
A ecologia integral engloba todos os valores da civilização. É uma ciência voltada para todas as questões da vida em toda a sua complexidade. Não sendo possível a sobrevivência sem os fatores naturais e sociais, o respeito ao meio ambiente passa a ser determinante.
O autoconhecimento é a base. Não basta o estudo das ciências e filosofias tradicionais, ou melhor, convencionais - elas têm um sentido horizontal. É necessário um mergulho nas doutrinas espiritualistas milenares, principalmente aquelas que incentivam a prática da meditação e da compaixão. Aliás, o Espiritismo é a síntese dos ensinamentos revelados pela Espiritualidade Superior. Nessa reflexão vale lembrar também o Evangelho de Jesus, cuja mensagem central nos manda amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Ariston S. Teles