quarta-feira, outubro 06, 2010
AUTO - ESTIMA
VAIDADE
Força da identidade pessoal
Vaidade e orgulho, os dois atributos do sétimo pecado capital, são exemplos de como é ambígua essa força dentro de nós. Em que ponto gostar e cuidar de si mesmo vira o desejo exagerado de atrair admiração? Quando o orgulho deixa de ser um sentimento de dignidade pessoal e desanda em arrogância e amor-próprio exagerado? No labirinto da vaidade, a armadilha é ser dominado pelo desejo excessivo de ser especial. E de se encantar pela futilidade, por aquilo que é vão e ilusório. "Todos temos em essência o dom de ser único e especial, o que nos distingue do resto da humanidade. Quando somos conscientes e experimentamos isso, nos sentimos plenos", explica a homeopata Acely. "A falta dessa energia, entretanto, nos tira a graça e a vontade de cuidar de nós mesmos", completa ela.
Onde a vaidade está no corpo.
No sétimo chacra, o coronário, simbolizado pela cor violeta. Localizado no alto da cabeça, é sede da espiritualidade. Promove a inspiração e a elevação da consciência.
Como equilibrar a vaidade
* Seja humilde e mantenha a serenidade de não se deslumbrar com seus atributos.
* Valorize suas qualidades, mas não perca de vista também suas imperfeições, para se lembrar de sua condição humana.
* Reconheça nos outros a mesma centelha divina que brilha em você.
* Tenha em casa um altar ou um espaço para orações, onde se conecte com as forças superiores e se conscientize do quanto somos pequenos frente ao divino.
Wilson F. D. Weigl
Assinar:
Postagens (Atom)