quinta-feira, julho 26, 2007

DICA DO DIA

POSSUÍMOS O PODER DE CRIAR E DE DESTRUIR OBSTÁCULOS. O PENSAMENTO É UM RAIO

TERCEIRA IDADE

26 DE JULHO DIA DEDICADO AO IDOSO
Dizem que enquanto a sociedade precisar estabelecer datas especiais para homenagear determinada classe social é sinal de que existe discriminação com relação a essa determinada classe de pessoas. Portanto, faz-se necessário que ainda sejam criadas datas para chamar a atenção da sociedade para a solução de problemas existentes nas classes marginalizadas.
Com relação aos idosos, não poderia ser diferente, já que essa parcela da sociedade é tão desprestigiada em nosso país e desrespeitada por muitos, incluindo os próprios familiares. É triste a discriminação que existe no Brasil com relação às pessoas idosas as quais são consideradas como peso para os cofres públicos. Esquecem-se de que foram os mais velhos, com suas lutas diárias, que ajudaram construir um futuro mais digno para os mais jovens. Esquecem-se de que é a partir dos erros e acertos dos mais velhos que os jovens trilharão com menor margem de erros os caminhos que os levarão ao sucesso. Mas infelizmente a sociedade não valoriza a pessoa do idoso que já contribuiu tanta com seu trabalho e com sua experiência para o crescimento de sua empresa, de sua família e de sua pátria.
Dentro de um contexto de competitividade quase doentia em tempos de uma sociedade globalizada, quem iria permitir que pessoas já velhas e consideradas ultrapassadas participassem desse processo de crescimento social? Só que essas pessoas não sabem o que estão deixando de aproveitar do grande potencial que as pessoas idosas têm a oferecer para a solução dos problemas que afligem a sociedade atual A capacidade do idoso é para ser somada à dos mais jovens, para que juntos consigamos otimizar o futuro.
Se nós, verdadeiros cristãos, abraçarmos e lutarmos para revertermos esse conceito de que a pessoa idosa já está ultrapassada, e que suas opiniões pouco ou quase nada contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos. Ao contrário, são exatamente as suas virtudes e conceitos morais que irão fundamentar de forma positiva a educação da nova sociedade.
Se praticássemos a palavra de Deus no convívio com nossos idosos, não os trataríamos com tanta indiferença e falta de caridade: "Meu filho, ajude a velhice de teu pai, não o desgostes durante a sua vida. Se seu espírito desfalecer, sê indulgente, não o desprezes porque te sentes forte, pois tua caridade para com teu pai não será esquecida" (Eclesiástico 3, 14-15).
Aproveitemos então essa data (26 de julho) para visitarmos alguns asilos, que acolhe com tanto carinho e profissionalismo nossos idosos. Volvamos nosso olhar para cada idoso que está tão carente da nossa atenção e da nossa ternura. Digamos para eles o quanto a sua vida tem sido importante para o engradecimento da nossa. Acariciemos os seus cabelos esbranquiçados pelas tristezas e dores dessa vida e procuremos inseri-los em todas as nossas atividades, para que se sintam úteis e participativos.Somente dessa forma estaremos preparando um mundo melhor para os idosos de amanhã, que seremos nós.