domingo, julho 22, 2007

DICA DO DIA

EVITE AS PESSOAS AGRESSIVAS E TRANSTORNADAS. ELAS AFLIGEM O NOSSO ESPÍRITO.

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

O PLANETA TERRA


O Planeta Terra - pequeno e azulado quando visto do espaço - pode atender comodamente às necessidades reais de todos os seus habitantes. Mas não teria como satisfazer a ganância desequilibrada nem sequer de um punhado de homens egoístas.
A ambição humana é quase ilimitada: quando associada a sentimentos altruístas, tem poderoso efeito regenerador. Quando se combina com a ignorância, pode produzir verdadeiros desastres. A idéia de uma guerra atômica entre as superpotências, por exemplo, chegou a parecer possível, durante algumas décadas do século 20. Mas foi abandonada, nos anos 80, porque havíamos compreendido - finalmente - que o PLANETA TERRA era demasiado pequeno para tanta vontade de destruir associada a tamanha habilidade técnica.
O choque entre ambições humanas e leis da natureza pode ser algo transcendente, mas também passa por dentro da vida cotidiana de cada cidadão comum. Trata-se de um processo tão anônimo quanto decisivo: "SE CADA UM TOMASSE DA NATUREZA O QUE É NECESSÁRIO, NÃO HAVERIA POBREZA E NINGUÉM MORRERIA DE FOME", disse Mohandas Gandhi!
Nos últimos 4 mil anos, todas as religiões autênticas ensinaram o desapego dos bens e prazeres materiais. Este recado central está poderosamente acumulado na memória humana. Mas o desafio e tarefa dos próximos anos - e até além do ano 2ooo - é instalar no mundo um novo modo de vida que, não sendo materialista, possa resgatar a dignidade da vida material de todos; e que, vendo o mundo em sua complexidade, tenha como base a simplicidade voluntária e o ensinamento dos Mestres.
"A ÁGUIA VOA MUITO ALTO, MAS SE TIVESSE ALGUM PESO LIGADO ÀS ASAS, NÃO PODERIA VOAR. E assim o homem, pelo peso das coisas materiais, não pode voar ao alto, isto é, chegar à perfeição," ensinava, já no século 13, frei Egídio - um dos mais humildes seguidores de São Francisco.
A ganância e o apego exagerado aos bens materiais, porém, têm gerado sérios problemas na sociedade moderna, como a miséria e a fome. Resgatar a simplicidade e o equilíbrio são tarefas essenciais para o futuro do planeta.