terça-feira, abril 17, 2007

DICA DO DIA

Se uma situação lhe parecer instransponível enfrente-a! Lute! Não ceda!

UNIVERSO DAS MULHERES

ABRA SUAS ASAS
Esta estação do ano é a mais inspiradora. Aproveite o clima que está no ar e, como uma borboleta, mude o que incomoda, recicle a vida. Você irá descobrir que é capaz de fazer o que realmente deseja.
O sol da primavera esquenta o coração. Dá vontade de renovar tudo, redescobrir o mundo. Como uma borboleta que sai do casulo depois do recolhimento do inverno. Se você está se sentindo assim, é a hora. Nesta estação do ano, a natureza responde em uníssono aos aromas e às cores que desabrocham. É a sua vez! Nada de continuar com aquele jeito "meio" de ser: o trabalho é meio, o relacionamento é meio, os amigos são meio. E a felicidade, claro, fica mediana. Sem dúvida que mudar, reciclar, dá medo. O novo sempre assusta. E, convenhamos, dá uma certa preguiça. Em vez de ir atrás do que precisa (o trabalho novo, a conversa urgente, a nova empreitada), a tendência é empurrar com a barriga. A preguiça não deixa de ser uma forma de se evitar o sofrimento que se tem quando um esforço grande é necessário. E mudar nem sempre é fácil.
PLANO DE VÔO
Mas vale a pena ir atrás da sua história. Procure não se comparar com a amiga, a atriz famosa. A realidade de cada um é diferente da outra. Pense na sua, planeje a sua mudança. Quer trocar de emprego? Comece a pesquisar, falar com amigos, pessoas que possam ajudar. Trace um plano de vôo. Primeiro vem o sonho, mas é preciso dar a largada. O cantor pode sonhar com os aplausos, mas se não ensaiar exaustivamente, se dedicar, eles nunca virão. Comprometa-se com o seu sonho - dedique-se a ele e tudo ficará mais fácil. Você poderá até mesmo se surpreender com capacidades que não acreditava que tinha. Tudo bem que você pode não acertar o alvo logo de cara, mas mire outra vez até conseguir. O problema não é errar, mas sim desistir de recomeçar. Imagine se uma criança que estivesse começando a andar desistisse a cada tombo!?
AMOR E CUMPLICIDADE
O relacionamento não está satisfazendo? É hora então de encarar uma boa conversa e até repensar atitudes. Veja se você está vivendo plenamente sua vida em vez da do parceiro. E como está contribuindo para serem felizes, renovando a cada dia o amor e a cumplicidade. Assim como no trabalho, o amor pede dedicação, carinho, inovação. Homem nenhum gosta de mulher mau humorada e reclamona. Conversar faz parte. Resmungar não.
SORRISO NO CORAÇÃO
Isso vale também para quem está sozinha. Lamentar. fechar a cara não leva a lugar nenhum. É preciso pôr um sorriso no rosto e outro no coração. Pode não ser fácil, mas é uma questão de treino. Com a cara fechada fica difícil encontrar alguém. Todo mundo gosta de gente vibrante, que sabe ver o lado bom. O mundo profissional também se abre para quem se coloca inteira, com vontade de se aprimorar e aprender. Não se trata de fazer apenas o que é preciso, mas de se superar. Abra suas asas e alce seu vôo. Ninguém nem nada irá segurar!
PREPARE-SE PARA UM NOVO MOMENTO
- Espante a preguiça, o medo e parta para a ação. Pequenas mudanças fazem diferença.
- O trabalho deve ser uma fonte de alegria. Colabore com idéias, ofereça-se para ajudar.
- Ponha os projetos em prática.
- Mime você mesma: passei sozinha, dê uma volta, olhe as vitrines, vá ao cinema.
- Incorpore o novo na sua vida: mude a cor do cabelo, troque o caminho, coma algo diferente.
- Assuma o leme da sua vida. Nada de se sentir governada.
- Pense positivo. Troque o difícil por fácil, o complicado por desafiador.
Luiz Alberto Py-Psicanalista