sexta-feira, setembro 24, 2010

DICA DO DIA

FAÇAM O QUE TIVEREM DE FAZER DO MELHOR MODO POSSÍVEL E FAÇAM-NO AGORA

TERCEIRA IDADE

OS CICLOS DA VIDA - VELHICE
A SOCIEDADE APRESSADA DESPREZA O PERÍODO MAIS SÁBIO DA VIDA...

Como você está se preparando para envelhecer?
Você presta atenção aos velhos que encontra na sua vida? Você dedica seu tempo e atenção a eles? Ou sua relação está baseada na impaciência? Você sabe ouvir um velho? Prestar atenção à sua sabedoria muitas vezes
 desconexa com seus padrões de clareza?
Você já parou para pensar no que será da nossa cultura se os mais velhos não puderem nos passar o seu conhecimento adquirido com o passar dos anos?
Reflita o quanto a nossa sociedade não está sendo injusta com os velhos, renegados como um estorvo para a sociedade mais jovem, inconsciente e apressada. Apenas os homens e mulheres mais maduros estão plenamente preparados para equilibrar as constantes tensões entre os seres humanos. Lentos e precavidos, tendem a aplacar a fúria dos jovens apontando caminhos corretos através da dosagem ideal da vivacidade com o equilibriu e a experiência. O casamento do método e da sabedoria.
Antes de sentir pena de um velho, pergunte-lhe algo. Ele sempre terá um ensinamento.
Na cultura ocidental, o século em que vivemos traz a loucura de ter afogado a importância desses ensinamentos. Todos os valores de conduta, de ética, imprescindíveis para a formação das novas gerações, vêm se perdendo em meio à ignorância da pressa e da falta de respeito.
Muito comum se internar os velhos em asilos e casas geriátricas, onde a autoridade e a dignidade que deveriam repartir a seus familiares são irresponsavelmente substituídas pela angustia da solidão e pela perda da auto-estima. Os grandes homens e mulheres de sabedoria sentem-se inúteis...
Isso jamais acontece nas culturas nativas, dos índios, ou em alguns países orientais, ainda não de todo ocidentalizados.
Outro problema é que a aposentadoria, uma conquista social importante, induz os anciãos a pensarem que a vida terminou ali. Eles não encontram uma ocupação mental que satisfaça plenamente a ausência do emprego. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, os velhos são "reempregados" como monitores de parques e jardins, escolas e em trabalhos sociais. Aqui no Brasil, a instituição Sesc, (Serviço Social do Comércio), realiza um trabalho pioneiro sobre a dita terceira idade, como um grande espaço aberto na sua programação para receber idosos para aulas de dança, Yoga, canto e muito mais, integrando-os à instituição.
Nossos tabus sobre a velhice e a morte estão nos afastando da essência da vida, alienando o idoso do processo social e cultural. 
Com isso, perdemos nós, pois estamos sendo privados de um riquíssimo manancial de recursos humanos.
E nós, não respeitando os velhos, não respeitamos nosso próprio futuro...
Vamos refletir com os nossos anjos o que podemos fazer hoje, agora, sobre isso, mesmo que seja individualmente.?
Mirna Grzich