terça-feira, maio 08, 2007

DICA DO DIA

DINHEIRO AJUDA A TOMAR CAFÉ NA CAMA, MAS SÓ ESTILO AJUDA A DESCER UMA ESCADA.

DINHEIRO - DOMINE ESTE UNIVERSO

TODOS PODEMOS SER PRÓSPEROS
O ser humano deseja, por natureza, ser saudável e próspero. Quando ele se conscientiza de que isso é natural, torna-se assim. No entanto, muitas pessoas não sabem que isso "é natural" e pensam: "É natural que existam doentes", ou "Neste mundo há miseráveis, portanto, é natural que sofram". Existem também pessoas que pensam: "Se uma parte das pessoas enriquece, outra grande parte irá empobrecer, inevitavelmente". Porém, Deus não age de modo tão mesquinho como o de dar saúde e prosperidade apenas a uma parte das pessoas. Mesmo que todas as pessoas se tornem ricas e saudáveis, Deus não Se verá em apuros para pagá-las.
Neste mundo existem pessoas que pensam, arbitrariamente que as quantidades de riqueza ou felicidade são limitadas. Pensam ainda que, se uma parte das pessoas prosperar, reduzir-se-á a quantidade que caberia às outras. Pensam que, se uma parte das pessoas se tornar feliz aumentará, num outro grupo, o número de pessoas infelizes. Porém, existiria realmente um mundo assim? Se tal situação ocorresse, não haveria necessidade de se pensar em equilibrar a felicidade e a infelicidade, ou balancear o rico e o pobre. Quando as pessoas se conscientizarem de que o natural para todas as pessoas é serem prósperas, saudáveis e felizes, elas se tornarão naturalmente assim. Este mundo "é feito conforme a tua fé" (palavras de Cristo).
Entretanto, muitas pessoas ainda se encontram presas à ilusão de que, se algumas pessoas enriquecem, muitas outras empobrecem. Dessa maneira, não há como prosperar. Isto porque a pessoa ficará presa ao pensamento de que, se ela enriquecer, alguém terá de empobrecer, e vacila não desejando que isso ocorra.
Entretanto, se a pessoa ficar apegada a esse conceito, não conseguirá nem ao menos dar presentes a alguém, pois, pensará "Se ele receber muitos presentes, faltarão presentes para as demais pessoas". Isso é realmente uma bobagem.
O erro do materialismo está em pensar que a totalidade de riqueza e da felicidade está pré-determinada e que isso deve ser dividido entre as pessoas. Nesse caso, seria preferível diminuir a quantidade de seres humanos existentes na terra, pois, assim, aumentaria a parte que cabe a cada um. Se tal situação fosse válida, assassinatos já não seriam considerados como crimes. O incentivo ao aborto cresceria assustadoramente. Porém, se houver dessa forma redução da população, se reduzirá também o volume de riqueza existente no mundo. A riqueza é o fruto da mente humana, assim como a felicidade e a saúde também são manifestações de trabalho da mente humana.Isso é comparável aos pés de caqui que dão belos frutos, sem roubar nada do pé vizinho, recebendo dádivas do céu e da terra.
Seicho Taniguchi