sexta-feira, maio 18, 2007

DICA DO DIA

TUDO TEM SUA RAZÃO DE SER. NADA NOS ACONTECE AO ACASO.

AUTO AJUDA

VOCÊ É FELIZ?
Felicidade, palavra mágica. O cálice sagrado e a busca infinita da humanidade. todo mundo quer ser feliz e mostra que é a condição mais procurada do que a fonte da juntude eterna.
Pergunto: você é feliz? Responda-me, caro leitor, amiga leitora! Felicidade é coisa relativa, dirão alguns. Depende sempre das comparações. Você não tinha dor de dente até este exato instante. De repente, uma pegadinha, uma dorzinha, ela aumenta, e você esquece do resto e só vai ficar feliz quando a dor de dente sumir. Acaba de sair com seu carro súper bem produzida. Coloca sua melhor roupa, está pronta para uma entrevista importantíssima e, pimba...Fura o pneu do carro. Pronto, bate a infelicidade situacional.
Ou então, não esperava por um convite especial daquele homem inesquecível. Um telefonema, e lá vem uma tremenda felicidade...Pois é, felicidade é muito mais uma questão de equilíbrio interior, de capacidade emocional, do que das condições externas à nossa vida .
Felicidade é a capacidade que temos de ser feliz. E ser feliz significa transformarmos situações comuns, momentos difíceis em experiências felizes. E mais ainda, aprendermos com situações de extrema alegria os registros agradáveis da felicidade. Sermos gratos aos bons sentimentos da plenitude de ser feliz.
Ao definirmos felicidade, sempre existirá algo de sorte, fortuna boa ou má, pois ventura representa o destino. Dessa forma, quanto mais aprendermos a tirar satisfação, curtir em todas as circunstâncias, desenvolveremos um talento para a capacidade de sermos felizes.
Outro dia, caminhando pela praia de Santos, onde nasci, vi nos jardins do calçadão um casal de velhinhos sob um guarda-chuva. Eles me lembravam como poderiam ser meus pais, se ainda vivos. De repente, parei, pensei, chorei e fiquei radiante de felicidade. Fiz a seguinte pergunta para mim: quanto eu daria, o que eu trocaria na minha vida agora, para ter uns momentos, uma hora que fosse de um abraço, beijos, um caminhar, um sorvete e uma conversa mágica com meus falecidos pais, se isto fosse possível? Trocaria qualquer coisa. Então sorri e me senti tomado por uma luz de felicidade. Se eu aproveitasse mais intensamente todos os meus relacionamentos, todas as minhas situações. Se aprendesse com todas elas, se risse mais de mim, se eu valorizasse a minha realidade, segundo a segundo, o concreto, o presente, com certeza teria descoberto um caminho secreto para a estrada da sonhada felicidade.
Então se me perguntarem, se perguntarem a você: Você é feliz? Eu respondo, você pode responder: Sim, sou. Porquê? Simplesmente porque eu decidi ser feliz. Felicidade é escolha!
José Luiz Tejon