sexta-feira, abril 06, 2007

DICA DO DIA

Que posso dar ao mundo hoje?

O PODER INFALÍVEL DA PRECE

A PRECE SILENCIOSA DURANTE AS TAREFAS COTIDIANAS
Em várias tradições espirituais, no entanto, a prece, silenciosa ou em voz alta, durante as tarefas cotidianas, é o exercício utilizado pelos adeptos para estabilizar a mente, depurar as emoções e recordar-se de sua verdadeira essência.
Muitas vezes, a prece é substituída por uma pratica mais condensada, que consiste na repetição do nome divino ou de uma fórmula que O contenha. Simples e poderosas estas frases sagradas recebem, em sânscrito, o nome de mantra. Não são, porém, esclusivas das religiões de origem indiana. Fórmulas invocatórias existem em todas as grandes tradições espirituais. Cantadas, recitadas ou ditas em siléncio, sem objetivos egóisticos e com sinceridade, elas são focos de concentração mental, instrumento de purificação, emocional e véiculos para, estados superiores de consciência. Maomé, o profeta do Islã, afirmou: "Para cada coisa, há um solvente que remove a ferrugem; o solvente do coração é a invocação de Deus."
O homem alcançou um ponto crítico na história, em que precisa se voltar para Deus a fim de evitar as consequências de seus próprios pensamentos errôneos. Devemos orar. Não apenas cada um de nós, mas todos nós. Devemos orar singelamente, fervorosamente, sinceramente, e com uma força cada vez maior a medida que nossa fé aumenta. Devemos orar na igreja, no lar, no trem, dirigindo o carro, no trabalho - e perseverar nisso. Cada um de nós é importante agora. A capacidade de cada individuo de procurar a ajuda divina é um elo necessário na corrente àurea de harmonia e paz.
Nos perguntamos o quanto a constelação de atitudes internas individuais é capaz de influenciar o destino coletivo.
Esquecemo-nos de que ele resulta da ação e pensamentos acumulados de milhões de indivíduos. E que, se pretendemos, melhorar o planeta, devemos começar melhorando a nós mesmos. "Sou a consciência espiritual - a realização da presença de Deus em cada ser e em todos os seres - pode salvar o mundo.
Quando você reza de verdade o pai-nosso, parece que tudo vai para o seu lugar. Quem o busca de maneira sincera, nunca volta de maõs vazias.
A prece é uma das praticas que possibilitam a integração nessa totalidade. Na maior parte do tempo que passamos acordados, nossa mente se encontra involvida num interminável diálogo interno. São pensamentos tolos, preocupações miúdas , nas quais dissipamos uma enorme quantidade de energia, chegando ao final do dia irritados, cansados, exaustos. A prece é uma oportunidade que temos de nos recarregar, de recontatar a fonte de toda energia. A vida desespiritualizada é como um galho seco: por mais grosso que seja, ele se quebra à toa. Através da prece, trazemos seiva, vitalidade, para esse galho.
Veja bem: não estou me referindo aquela oração que repetimos mecanicamente, sem nenhum envolvimento real. O verdadeiro estado de oração é uma abertura amorosa à espiritualidade. É pedir, com fome, por mais amor. É querer a espiritualidade por ela mesma, sem buscar nisso qualquer benefício material. Essa é a prece que nos inunda o coração, que nos recarrega.
Acho que todos nós deveríamos fazer da prece uma prática cotidiana. Não importa com que palavra rezamos. Seja qual for a nossa religião. A vivência da espiritualidade pressupõe uma prática constante. Quanto mais persistimos na prática, mais fácil ela se torna. Chega um momento em que o canal de comunicação está de tal maneira aberto, desobstruído, que já não é preciso dizer palavra alguma para rezar. Por outro lado, quando a prática se interronpe por um longo período, o canal se fecha.Mas quem começa, dificílmente para. Porque a fome e a saudade tornam-se tão intensas que nos empurram cada vez mais fundo no caminho espiritual.
Devemos orar. Não apenas cada um de nós, mas todos nós. Orar singelamente, fervorosamente, e com uma força cada vez maior.

DICA DO DIA

Seus pensamentos revelam suas companhias espirituais.