segunda-feira, maio 07, 2007

DICA DO DIA

Lerá maravilhosos livros, com emoção e lágrimas; todavia, se não aplicar o que você leu, será tão-somente um péssimo registrador.

BELEZA E SAÚDE

INSÔNIA
O QUE FAZER PARA TER UM SONO TRANQUILO
A insônia é a dificuldade que a pessoa tem em dormir num certo período em que é esperado que o sono ocorra. Por exemplo; espera-se que pessoas que trabalham durante o dia tenham sono à noite e vice-versa.
A insônia pode ser causada tanto por fatores psicológicos quanto fisiológicos. Ansiedade, depressão, preocupação e medo de sonhar são causas da doença. A diabete, que tem alguns sintomas que se manifestam predominantemente à noite - formigamento nas pernas, sensação de queimação -, também pode levar à insônia, assim como dores de coluna, gastrite, úlcera e câncer. É importante saber a causa para iniciar o tratamento da insônia. A medicação só deve ser usada quando absolutamente necessária.
Na criança, a insônia está associada a outras patologias, como escabiose (sarna), rinite ou doença de pele, nas quais a dor ou o desconforto físico são sintomas. A causa mais frequente de insônia em crianças é o fator emocional. É relativamente comum o aparecimento de insônia em crianças com idades entre seis meses, e três anos, geralmente causada pela ansiedade da separação da mãe na hora de dormir. A criança mostra dependência em relação aos pais temendo ser abandonada ao adormecer.
Existem três tipos de insônia. O primeiro é caracterizado pela dificuldade da pessoa em iniciar o sono. No segundo caso, a dificuldade consiste em permanecer dormindo - acorda-se toda hora. No terceiro, o indivíduo desperta precocemente - acorda de madrugada. Os três tipos podem ter como causa os problemas citados anteriormente.
As pessoas que sofrem de insônia devem evitar beber café e chá preto antes de dormir. Por que são substâncias excitantes do sistema nervoso, assim como mate, fumo e bebidas alcoólicas.
Os medicamentos para combater a insônia, só deve ser indicado quando nenhuma dessas dicas surtir efeito. Mesmo assim, é importante lembrar que o uso de medicamentos deve ser feito por um período de tempo curto. Para pessoas que têm dificulsades em iniciar o sono, o ideal é uma medicação de início de ação rápido. Nos casos em que a pessoa tem dificuldade em permanecer dormindo, são usadas medicações de início de ação rápido e duração intermediária - sedativos. Para os pacientes que perdem o sono precocemente - acordam de madrugada - são usadas medicações de longa duração. Os pacientes idosos ou com outros problemas associados devem usar, de preferência, medicações, de ínicio de ação rápido e curto.
DICAS PARA EVITAR A INSÔNIA
* Dormir sempre na mesma hora.
* Não comer alimentos de difícil digestão antes de deitar.
* Não fumar, beber bebida alcoólica, café, mate ou chá preto antes de deitar.
* Não fazer atividade física ou mental muito intensa antes de dormir.Procurar leituras
relaxantes.
* Não deitar enquanto não tiver sono. Deitar sem sono pode provocar ansiedade e,
consequentemente, insônia.
* Beber leite morno com mel e canela ou chás de hortelã e camomila
* Dar passeios a pé antesm de deitar.
* Tomar um banho relaxante e morno.
* Evitar cochilar durante o dia.
* Procurar um ambiente calmo, escuro ou com pouca luz para dormir.
Miriam Ulysses de Moraes Torracca
(Neurologista)