sexta-feira, abril 20, 2007

DICA DO DIA

Use sua força de vontade e não se deixe levar pelas correntezas emocionais.

SAÚDE E BELEZA

O MELHOR É SONHAR
Quem tem bons sonhos à noite afasta ansiedade, depressão e insônia. E ainda se torna mais criativo.
Segundo os especialistas, o padrão de sono dos casos de depressão tem características marcantes. Ele é geralmente mais fragmentado. O estágio REM, preenchido pelos sonhos, surge precocemente e, apressado, não dura muito. E Rosalind Cartwright observa algo curioso: "Os sonhos dessa gente geralmente não têm conteúdo".
Além disso, a depressão modifica o funcionamento de áreas nobres do cérebro envolvidas com o sonhar, como o sistema límbico, que se torna muito mais ativo em quem sofre do problema. E outra região cerebral, o sistema reticular ascendente, faz serão nessa turma. Como ela é a encarregada de nos manter acordados, não é à toa que a insônia é um dos sintomas clássicos do deprimido.
Os ansiosos e estressados de plantão também costumam sonhar com coisas nada, nada doces. "Quem se encontra nesse estado tende a reproduzi-lo nos sonhos", explica Vânia Sartori, psicoterapeuta e pesquizadora do departamento de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. "Eles costumam evocar coisas e situações desagradáveis, como uma perseguição ou punição."Vânia verificou essa ocorrência numa pesquisa realizada com 30 voluntários. Aqueles em que a ansiedade se encontrava além da conta tinham pesadelos.
NOITES AGITADAS
Sonhos ruins frequentes, vêm à tona justamente se não lidamos direito com determinadas situações quando estamos com os olhos bem abertos. Aparecem como um aviso da mente. "Eles persistem para a pessoa se dar conta de que precisa enfrentar o problema". "E quem teme entrar em contato com as próprias emoções pode ter pesadelos recorrentes e até acordar no meio da noite para ter a sensação de que aquilo não é verdade."
Levar para a cama as agruras vivenciadas ao longo do dia fornece material para sonhos da pesada. Inicia-se um circulo vicioso. Depois dessa noite conturbada lá dentro da cabeça, você acorda cansado. E não tem a mente tranquila para enfrentar os problemas. Aí na outra noite...
Antes de se aninhar entre os lençóis, é fundamental relaxar para tirar bom proveito do sonhar. "Quem pratica uma atividade para controlar o estresse, como meditação, têm sonhos mais agradáveis", observa Vânia Sartori. "E, por meio desses sonhos bons, pode encontrar soluções para seus problemas."
"Se a mente está livre de ocupações, há espaço para o novo. O sonho provê o inconsciente de pensamentos que nos permitem achar caminhos criativos em nossa vida." E a americana Rosalind Cartwright completa: "Sonhar possibilita ter idéias inovadoras, o que muitas vezes não ocorre quando só usamos o pensamento lógico durante o dia".
ÓTIMOS SONHOS
Além dos velhos conselhos para evitar bebidas como café e atividades físicas extenuantes à noite, para sonhar com os anjos é preciso relaxar, um pouco de meditação antes de dormir. Outra atitude é manter caderno e caneta na cabeceira para anotar o conteúdo dos sonhos, se você se lembrar deles. Procure narrá-los para si mesmo, "isso nos permite participar da rede de significados contidos no interior do sonho.