quarta-feira, março 28, 2007

DICA DO DIA

Quando sentires que a tempestade esta densa demais para as tuas forças. Pare, elevando teus pensamentos para tua vitória

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA


A CASA E O MEIO AMBIENTE


CUIDAR BEM DO MUNDO em que vivemos virou um compromisso pessoal. Não dá mais para ignorar as questões ecológicas. Tanto é que governos de inúmeros países têm esses assuntos como prioritários.

Um bom exemplo é o protocolo de Kioto , tratado internacional que combate a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global. A hora então é de uma força -tarefa; enquanto as autoridade tratam desses assuntos mais abrangentes , cabe a nós preservar e fazer multiplicar o que ainda resta do planeta. E começar pelo lugar onde moramos é o primeiro passo.

É só olhar em volta para perceber como a madeira está presente em móveis e objetos. Tanto uso acabou por ocasionar o desequilíbrio na natureza. Mas em 1990 ambientalistas de 34 países se reuniram e criaram o Conselho de Manejo Florestal - FSC, uma iniciativa para preservar e gerar o desenvolvimento sustentável das florestas mais significativas do mundo. Hoje, o selo FSC certifica artigos fabricados nos cinco continentes e assegura que as madeiras são provenientes de áreas manejadas de forma ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável. Portanto, das vigas estruturais ao adorno da estante, pefira produtos que contenham essa sigla.

Assim como as florestas, as áreas urbanas também precisam de atenção. Na hora de construir, respeite ao máximo a topografia do terreno, preserve a vegetação, tire proveito da drenagem natural do lote e posicione a casa de acordo com a orientação do sol e do vento .Medidas como essas reduzem o impacto ambiental, barateiam a obra e garantem um imovél saudável.

Maria Thereza de Miranda Pereira,decoradora