quinta-feira, junho 28, 2007

DICA DO DIA

DEVEMOS ESTAR DISPOSTOS A COMEÇAR A APRENDER A NOS AMAR. QUANDO REALMENTE AMAMOS A NÓS MESMOS, TUDO NA VIDA FUNCIONA.

TRABALHO & SUCESSO

O BOM DE PAPO
SABER LEVAR UMA CONVERSA DE MANEIRA AGRADÁVEL E INTELIGENTE É UM DOS PRINCIPAIS PASSOS PARA O SUCESSO AMOROSO E PROFISSIONAL. ALGUMAS REGRINHAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO E UM BOM DIÁLOGO.
A capacidade para conversar bem é um dos principais determinantes do nosso sucesso - social, profissional e amoroso - e da nossa imagem. Boa parte das pessoas, talvez a maioria, gosta muito de conversar (os poucos sociáveis são exceções). A importância dela pode ser facilmente percebida quando muitas pessoas estão reunidas em um mesmo local: praças de alimentação de shoppings centers, festas, intervalos de aula, etc. O alarido, nessas circunstâncias, lembra a gritaria de um bando de maritacas em uma árvore frutífera, ou a algazarra de andorinhas ao se recolherem em uma árvore para dormir.
Muitas pessoas envolvidas em trabalho braçais também conversam o tempo todo, enquanto suas mãos trabalham sozinhas. Alguns gurus da área de recursos humanos apregoam, aos quatro ventos, a importância da comunicação empresarial, interna e externa, para o sucesso da empresa. Na conquista amorosa a fala também ocupa um papel importante. As pessoas acreditam firmemente que o que dizem é um dos principais determinantes do sucesso na conquista. Nas conversas sobre relacionamentos amoroso é frequente ouvirmos afirmações do tipo: "Conversamos a noite inteira e nem vi o tempo passar". Conversar desta maneira é um forte indício de que o relacionamento vai de vento em popa.
Alguns são "bons de lábia". Outros são sisudos e "não jogam conversa fora". Estudos mostram que aquelas pessoas que se comunicam adequadamente ficam doentes menos vezes, por menos tempo, e quando são hospitalizadas, se recuperam mais rapidamente.
Em uma conversa deve-se ter duas preocupações:
* A manutenção da própria conversa, ou seja, saber ouvir e falar de forma interessante, se posicionar, ter um modo adequado e, fundamental, manter a atenção para não "matar" o assunto.
* Uma boa conversa também serve para apoiar uma pessoa, incentivar nos momentos difíceis, encontrar soluções, ajudar na auto-estima. É importante sempre que ambas as partes da conversa tenham a sensação de que contribuíram uma com a outra.
Para uma boa comunicação, é fundamental o uso de algumas "regras", como por exemplo, o movimento corporal. Sim, mexer as mãos, a cabeça, ajuda no reconhecimento e no bom desenvolvimento de um diálogo.
Conversar é um espetáculo à parte. É por ela que expressamos todos nossos sentimentos, angústias, desejos e mostramos para a outra pessoa nossos pensamentos. Basta seguirmos algumas regrinhas para uma boa compreensão e depois é só falar, sem medo!
Ailton Amélio da Silva
Professor e Psicólogo