sexta-feira, março 30, 2007
DICA DO DIA
Cultiva a confiança. O Sol reaparecerá amanhã, no horizonte, e a paisagem será diferente.
ERVAS, FLORES E FRUTOS
NOME CIENTÍFICO
Salvia officinalis.
NOMES POPULARES
Salva salva-das-boticas, salva-dos-jardins.
ORIGEM
Região mediterrânea.
PARTES USADAS COMO REMÉDIO
Folhas e flores.
PARA QUE SERVE.
A lista de seus benefícios é grande. Ela ajuda a combater o excesso de suor, cura ferida e dá uma força para a digestão.
COMO FUNCIONA
Quem está por trás dos seus poderes são os óleos essenciais e o tanino, que ajuda a eliminar micróbios.
RECEITA
Escalda-pés contra o suor: Ferva 100 gramas ou 20 colheres de sopa das folhas secas em 3 litros de água durante dez minutos. Coe e coloque numa bacia.
ATENÇÃO
Grávidas, quem está amamentando e epiléticos devem passar longe da planta. Em altas doses, é perigosa para os nervos e para o coração.
Pesquisa de Zara Souto Maior
quinta-feira, março 29, 2007
DICA DO DIA
Você é causa e efeito da sua própria vida na terra , e seus pensamentos a semente que germinará. Porém é preciso esperar a vontade do pai, essa vontade é justa e não tardará.
O UNIVERSO DAS MULHERES
PEQUENAS AÇÕES PODEM DEIXAR A SUA VIDA MUITO MAIS DIVERTIDA
BANHO GOSTOSO
Se dê de presente um banho especial. Excolha a textura e o aroma do sabonete, o hidratante que agrada a sua pele e a toalha mais felpuda.
Á LUZ DE VELAS
Além de criar uma atmosfera romântica, as velas trazem relaxamento e conforto.
PORÇÕES DE FRUTAS
Alimente-se a cada três horas em pequenas quantidades e comece a incluir pelos menos três frutas no menu diário.
ACUPUNTURA
Ao desfazer os nós de tensão que dificultam o fluxo de energia pelo corpo, essa milenar prática chinesa alivia dores e promove um profundo relaxamento físico e mental. Porém é preciso de um médico especialista na colocação das finas agulhas da acupuntura.
OLHE AO LONGE
Isso relaxa os músculos oculares e clareia sua visão.
SONO BOM
Algumas gotas de óleo de jasmim no travesseiro podem garantir uma boa noite de sono. Pesquisas recentes descobriram que esse aroma no quarto potencializa o descanso.
RESPIRAÇÃO PROFUNDA
Ao perceber o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões, você já começa a respirar
mais profundamente. O oxigênio circula melhor, e as idéias se renovam com maior facilidade.
FIM DE SEMANA DIFERENTE
No sábado ou domingo, fuja da cidade grande e vá para o campo ou para a praia. Que tal se programar para conhecer aquele restaurante com vista bucólica que fica a menos de 30 minutos de onde você mora?
quarta-feira, março 28, 2007
DICA DO DIA
Quando sentires que a tempestade esta densa demais para as tuas forças. Pare, elevando teus pensamentos para tua vitória
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
A CASA E O MEIO AMBIENTE
CUIDAR BEM DO MUNDO em que vivemos virou um compromisso pessoal. Não dá mais para ignorar as questões ecológicas. Tanto é que governos de inúmeros países têm esses assuntos como prioritários.
Um bom exemplo é o protocolo de Kioto , tratado internacional que combate a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global. A hora então é de uma força -tarefa; enquanto as autoridade tratam desses assuntos mais abrangentes , cabe a nós preservar e fazer multiplicar o que ainda resta do planeta. E começar pelo lugar onde moramos é o primeiro passo.
É só olhar em volta para perceber como a madeira está presente em móveis e objetos. Tanto uso acabou por ocasionar o desequilíbrio na natureza. Mas em 1990 ambientalistas de 34 países se reuniram e criaram o Conselho de Manejo Florestal - FSC, uma iniciativa para preservar e gerar o desenvolvimento sustentável das florestas mais significativas do mundo. Hoje, o selo FSC certifica artigos fabricados nos cinco continentes e assegura que as madeiras são provenientes de áreas manejadas de forma ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável. Portanto, das vigas estruturais ao adorno da estante, pefira produtos que contenham essa sigla.
Assim como as florestas, as áreas urbanas também precisam de atenção. Na hora de construir, respeite ao máximo a topografia do terreno, preserve a vegetação, tire proveito da drenagem natural do lote e posicione a casa de acordo com a orientação do sol e do vento .Medidas como essas reduzem o impacto ambiental, barateiam a obra e garantem um imovél saudável.
Maria Thereza de Miranda Pereira,decoradora
terça-feira, março 27, 2007
DICA DO DIA
Se vocês se esforçarem para evoluir, logo se tornaram o metafísico ou o mágico. Bem depressa se tornaram os seres espirituais que realmente são.
SAÚDE E BELEZA
ACUPUNTURA PARA ARTRITE
Quem sofre dessa doença e vive às voltas com dores e rigidez nas articulações pode encontrar um bom alívio nas sessões de agulhadas. Um estudo acaba de demonstrar que elas são realmente eficazes para reduzir alguns dos sintomas típicos da doença.
Nos Estados Unidos, mais de 500 pessoas com artrite nos joelhos foram acompanhadas por pesquisadores da Universidade de Maryland. O resultado? Bastante animador: metade delas se submeteu à acupuntura, mas sem abandonar os medicamentos. As demais limitaram-se a tomar remédios. Depois de 26 semanas, a turma que passou pelo tratamento oriental teve melhores resultados do que o outro grupo.
segunda-feira, março 26, 2007
MENSAGENS DOS MESTRES UNIVERSAIS
Levai a Paz, meus filhos, por toda parte onde fordes, daí a paz, irradiai a paz, cantai a paz. Quero vos pedir vossa adesão ao meu plano. Quereis fazer uma cruzada de paz comigo? Acalmai, acalmai todas as discussões, acalmai, acalmai todas as indignações, mesmo e, sobretudo as indignações virtuosas. Eu Sou IAM.
Deus da Paz
Deus da Paz
domingo, março 25, 2007
PAZ PELA COMPREENSÃO
Os verdadeiros componentes da paz não podem ser legislados mas estão retratados nas aspirações pessoais e na conduta de milhões de seres comuns.
Quando todos os homens claramente perceberem sua dependência comum, surgirá a compreensão que transcenderá as barreiras de tempo e espaço, credo e raça.
O CREDO DA PAZ aponta a responsabilidade do indivíduo na prevenção da Guerra e criação de uma paz duradoura.
Credo da paz
Sou responsável pela guerra quando, orgulhosamente, faço uso de minha inteligência para prejudicar o meu semelhante.
Sou responsável pela guerra quando, deturpo as opiniões alheias que diferem das minhas próprias.
Sou responsável pela guerra quando, manifesto negligência pelos direitos e propriedades dos outros.
Sou responsável pela guerra quando, cobiço aquilo que uma outra pessoa conseguiu honestamente
Sou respomsável pela guerra quando, procuro manter a minha superioridade de posição privando outros de sua oportunidade para progredir.
Sou responsável pela guerra se considerar o meu semelhante e a mim mesmo como pessoas privilegiadas.
Sou responsável pela guerra se acreditar que uma herança me confere direitos para monopolizar recursos naturais.
Sou responsável pela guerra quando, acredito que outras pessoas devem pensar e viver da mesma maneira que eu.
Sou responsável pela guerra quando, consigo sucesso na vida que dependa exclusivamente do poder, da fama, e da riqueza.
Sou responsável pela guerra quando, penso que a mente das pessoas deve se dominada pela força e não pela razão.
Sou responsável pela guerra quando, acredito que o Deus de minha concepção é aquele em que os outros devem acreditar.
Sou responsável pela guerra quando, penso que o país em que nasce o indivíduo deve ser necessariamente o lugar onde deve viver.
(Fraternidade Rosacruz)
sábado, março 24, 2007
PARA O BEM OU PARA O MAL, O BRASIL PODE VIR A SER O PAÍS QUE INVENTARÁ O FUTURO
Do século XX, no futuro, se dirá que foi louco. Um século em que se usou ao máximo o poder do cérebro para manipular as coisas do mundo e não se usou o coração para fazer isso com bom sentimento. Um século onde a palavra inteligência perdeu o sentido pleno porque, com ela, o homem foi capaz de manipular a natureza nos limites da curiosidade científica, mas não soube usá-la para fazer um mundo melhor e mais belo para todos.
A inteligência do século XX foi burra. Fomos capazes de fabricar a bomba atômica, liberando a energia escondida dentro dos átomos, mas incapazes de evitar que duas delas fossem usadas. Naqueles dois momentos, negamos - sem qualquer julgamento ou piedade - o direito à vida a centenas de milhares de pessoas. O que se pode dizer da bomba atômica, como símbolo do século
XX, vale para o conjunto das técnicas usadas nesses cem anos loucos. Fomos capazes de tudo,menos de fazer o mundo decente. E isso teria sido possível.
Vivemos um tempo em que a inteligência humana conseguiu fazer robôs que substituem os trabalhadores. Mas, em vez de libertar o homem da necessidade do trabalho, os robôs provocam a miséria do desemprego. Inventamos a maravilha do au tomóvel, mas aumentamos o tempo perdido para ir de casa ao trabalho nas grandes distâncias e nos engarrafamentos. Fizemos armas inteligentes que acertam alvos sem necessidade de arriscar a vida de soldados e pilotos, mas não fizemos um trânsito inteligente, capaz de evitar o sacrifício da vida em engarrafamentos e acidentes.
Chegamos a um tempo em que a vida foi alongada até perto dos cem anos para os seres humanos com acesso às avançadas técnicas médicas. Porém, fomos incapazes de levar o mínino de higiene a uma parte considerável da humanidade, que continua vivendo tantos anos quanto no começo do século. Montamos a rede da internet no mundo inteiro e não construímos redes de esgotos nos bairros periféricos das grandes cidades. E aqueles que vivem mais,se dedicam a consumir mais, destruindo o equilíbrio ecológico. Criamos uma globalização que aproximou seres humanos, não importa a que distância eles estejam. Ao mesmo tempo, ela os afastou, mesmo quando vivem na casa ao lado. Ainda mais se vivem em uma tenda ou debaixo da marquise do prédio da esquina...Fizemos um mundo onde as pessoas sentem-se em casa mesmo do outro lado do planeta, mas têm medo de abrir a porta, de atravessar a rua ou de parar em um sinal de trânsito.
Sem dúvida, o século XX foi insano. O mundo, buscando a eficiência técnica, matou a justiça. Concentrado na ciência, matou a ética. Do século xx se dirá que teve os maiores avanços científicos e quase nenhum avanço ético. Dele, os grandes nomes serão de cientistas, governantes em guerra e empresários...Raros serão os artistas, os filósofos e os humanistas. Mas diante de nós está um novo século que pode continuar a loucura ou reorientar os destinos da humanidade. A diferença será se o século XXI ficará como novo século da técnica ou o século da ética.
Nada indica que a mudança de rumo esteja à vista. Os discursos de final de ano continuaram concentrados na necessidade de multiplicar a produção e não de melhorar a qualidade de vida, na necessidade de aumentar a riqueza e não de diminuir a pobreza. Continua a neurótica preocupação com os meios como se fossem fins. Não se questiona aonde desejamos chegar com o projeto civilizatório. Se escolher a continuidade da técnica desprezando a ética, a humanidade caminhará para a ruptura da espécie em duas partes diferenciadas, até o ponto em que, no novo século ou no seguinte, desaparecerá a semelhança entre elas. Esse é o caminho da mordernidade técnica: a continuação da loucura que cura um desconforto no próprio braço, amputando-o no lugar de descobrir as vantagens de mantê-lo.
O século XXI pode ser o momento de coroação do projeto civilizatório, se seguir-mos o caminho da busca da mordernidade ética. O brasil é o local mais provável para os primeiros sintomas dessa opção aparecerem. Temos aqui, mais do que em qualquer outro país do mundo, os sintomas da loucura de uma técnica sem sentimento a serviço de uma privilegiada e enlouquecida minoria, pelos desejos de consumo. Por isso, temos mais forte a necessidade de corrigir o rumo que seguimos, para formular uma nova direção. O século XXI começa, por isso e sobretudo, no Brasil. Talvez, no futuro, do século XXI se possa dizer que foi no Brasil que se inventou o futuro, para o bem ou para o mal. Vamos olhar os próximos dias, meses e anos e ver se a elite brasileira entra no novo século procurando um novo rumo social, guiado pela ética, ou se vai insistir em ser exemplo do mal construindo uma sociedade com apartação.
(Cristóvam Buarque)
sexta-feira, março 23, 2007
AUTO AJUDA
A VERDADEIRA MELHORIA DO SER HUMANO VIRÁ A PARTIR DE UMA RADICAL MUDANÇA INTERIOR
Os mais velhos nos ensinam que um corpo são depende de uma mente sã. Mas como saber se temos uma mente verdadeiramente sadia? Richard Bach, em seu livro Ilusões, nos conta uma história interessante a respeito desse tema. Bach descreve uma aldeia de criaturas que vivem no fundo de um grande rio cristalino. Sua corrente passava silenciosamente por cima de todos eles, ricos e pobres, bons e maus. "Cada criatura, a seu modo, se agarrava fortemente às plantas e pedras no fundo do rio, pois agarrar-se era seu modo de vida e resistir à corrente era o que cada um tinha aprendido desde que nascera", narra o autor. Mas uma das criaturas se revolta com sua condição e decide parar de agarrar-se às plantas. "Embora não possa ver com meus próprios olhos, espero que a corrente saiba para onde está indo", disse a criatura ao soltar-se, deixando que a correnteza a levasse para onde quisesse. "Se me agarrar, morrerei de tédio", desabafou.
Bach narra sua história com emoção. Ele descreve que as outras criaturas riram e zombaram da que se libertou. "Louco. Se você se soltar, essa corrente o lançará sobre as pedras e sua morte será mais rápida que a causada pelo tédio", bradaram. Mas o fugitivo morador do fundo do rio não lhes deu ouvidos: soltou-se e foi lançado sobre as pedras. Com o tempo, no entanto, como se recusava a tornar a agarrar-se, a correnteza o levantou, livrando-o do fundo, e ele não se machucou mais. As demais criaturas, ainda atreladas á sua vida infeliz, exclamaram: " Um milagre! É uma criatura como nós, e no entanto voa! É o messias que chegou para nos salvar". Mas o feliz sobrevivente rebate: "Não sou mais messias do que vocês. O rio tem prazer em nos erguer à liberdade, se ousamos nos soltar". Bach, soberbo, nos ensina que o nosso verdadeiro trabalho é essa viagem, essa aventura .
Esta história retrata a vida de todos nós. Vivemos agarrados tenazmente a tudo aquilo que nos ensinaram como sendo o modo correto de viver, e procuramos de todas as formas adaptar as circunstâncias à nossa vontade. Não pensamos jamais em nos ajustar à vida que nos rodeia. Assim, se no trabalho as coisas não vão bem, culpamos o comportamento dos colegas , dos chefe, etc. Não admitimos que se fôssemos mais flexíveis não seríamos atingidos pelo procedimento dos que nos cercam. Em família passamos pelo mesmo problema. Sofremos se aqueles com quem convivemos não agem exatamente como esperávamos que agissem. E pretendemos sempre que eles correspondam aos nossos anseios. Mas por que não os aceitamos como são e procuramos entender o porquê de seu modo de ser? À medida que nos agarramos às fictícias plantas do fundo do rio de Bach para evitar que a correnteza nos carregue, nossa mente adoece.
O medo dos novos rumos e mundos que iremos conhecer corrói nossa capacidade.Nossa mente não está confinada a limites tão mesquinhos : ela anseia por ampliar-se, por tocar o universo. E quando a mente adoece, o corpo somatiza. É nessa fase de nossas vidas que surgem enfermidades inexplicáveis: aquela estranha doença nas pernas , porque a situação que vivamos no momento "não pode continuar assim". Ou aqueles acessos de asma, porque "não podemos respirar o ar de nossa casa". Ou ainda aquela úlcera e a gastrite que nos atingem, por estarmos "engolindo situações" que nos fazem mal.
MUDANÇA INTERIOR
Se o problema está na mente, não adianta sanar o corpo, porque qualquer terapia não seria definitiva. O primeiro passo para a verdadeira cura está na mudança interior, na capacidade de saber procurar a própria felicidade na compreensão e na adaptação constante às
situações que se apresentam. A mente se solta, aprende a sentir a maravilhosa experiência que é viver. Sim, pois se nos soltarmos das plantas do fundo, o rio tão bem descrito por Bach terá prazer em nos erguer à liberdade. É quando veremos que nosso verdadeiro papel nessa vida é a viagem descrita em sua história, uma aventura sem igual.
(Da revista Esotera)
quinta-feira, março 22, 2007
FALANDO COM OS ANJOS
COMO LIMPAR SEU CORAÇÃO
As vezes ficamos com o coração carregado por muito tempo. Transferimos nossos problemas para os outros, "os outros são culpados", sem assumir responsabilidade pelos nossos atos, palavras, e até mesmo pensamentos. Sem uma reflexão sincera e verdadeira sobre nós mesmos, não conseguimos enxergar nossa realidade, nossa motivação. Podemos e devemos pedir a presença do nosso anjo para nos ajudar nesse processo. É a vez de limpar seu coração.
Dizem as tradições que assim como um dia-a-dia inclui a lavagem rotineira das roupas, da louça e da casa, assim como do nosso próprio corpo,como podemos esquecer de limpar o que temos de mais nobre - nossa alma, nossa mente, nosso espírito?
Tudo parte do coração e chega ao coração.
Nossos obscurecimentos se instalam em decorrência de sentimentos como a inveja, a ira, o orgulho, a vaidade. Reclamamos da vida que nós mesmos criamos para nós . Observe a si mesmo, sem dó nem piedade. Um segredo só seu, que só você tem coragem de abrir. Suas falhas de caráter, seus medos, seus venenos. Replica sobre sua motivação. Ela tem sido pura? Está poluída de desejos imediatistas?
Visualize seu anjo acima de sua cabeça, com uma luz branca translúcida saindo e derramando-se sobre sua cabeça. Reze fervorosamente pela sua purificação. Sinta saindo de você toda a sua negatividade, que entrando na terra, misteriosamente pela força do amor, se transforma no mais puro néctar. Sinta seus centros de energia recebendo essa energia do seu anjo. Continue rezando fervorosamente, sozinho ou sozinha. Esse exercício de limpeza precisa ser feito totalmente sozinho. Sinta seu centro de energia no alto da cabeça, na garganta, no coração. Sinta que a energia do seu anjo recicla suas forças, e comprometa-se, seja o que for que você tiver realizado, a transformar-se para melhor, a não repetir o mesmo erro. Perdoe-se, tenha compaixão por você mesmo, agradeça ao seu anjo, fazendo sua visualização dissolver-se no alto da sua cabeça.
Essa prática pode ser realizada todos os dias, em algum momento. Ela é preciosa e vai mudar a sua vida.
(Autor desconhecido)
quarta-feira, março 21, 2007
Dica do Dia
Dê mais atenção ao seu corpo físico, alimentação, exercícios e lazer farão muito bem para seu equilíbrio energético.
FRATERNIDADE BRANCA
COMO LIDAR COM CONFLITOS DE MANEIRA POSITIVA.
Viver no mundo de hoje pode ser um grande desafio. Há ocasiões em que podemos nos irritar ou desanimar. Mas, se estamos passando por isso, há alguma lição a aprender. A amada Guru Ma e os Mestres falaram, muitas vezes, sobre a importância de mantermos uma matriz diária de decretos para ancorar e proteger a luz nos chacras. Nossa Luz precisa ser protegida de energias negativas externas (de pessoas irritadas, por exemplo), e internas (nossa própria impaciência, irritação e ilusões).
Para lidar com conflitos em nosso ambiente, é útil trabalhar em vários níveis, a começar pelo espiritual. Além de se proteger, você pode pedir proteção ás pessoas envolvidas na situação. Invoque a Chama Violeta para transmutar a causa e núcleo do conflito e a Chama do Perdão para libertá-los.
Outra medida eficaz é pedir ao Arcanjo Miguel que, á noite, leve-o e a essas almas para o retiro da Mãe Divina. Peça que Ela interceda na solução do problema.
Se possível, tente uma conversa amigável. Se achar necessário chame uma pessoa neutra, idônea e da confiança de todos para intermediá-la. Mas, antes de dar esse passo, olhe com atenção para si própria. Todos estão sujeitos ás ilusões da mente humana ou carnal. Essa é a parte mais difícil: superar as ilusões provocadas por nossos desejos, medos e expectativas, e lidar com diferentes visões e opiniões.
Existe um mecanismo psicológico, chamado Projeção, que consiste em atribuirmos aos outros conteúdos que são nossos. Por isso, é muito importante nos observarmos quando queremos resolver conflitos. Um exemplo disso ocorre quando acordamos de bom humor. Achamos que o mundo e a vida são maravilhosos e os contratempos são superados facilmente. O inverso também ocorre, tornando a vida pesada, difícil e cheia de obstáculos. Decerto o mundo não mudou, nós que mudamos. Tendemos a “projetar” no mundo e nas pessoas que nos rodeiam nossos estados de humor, sentimentos e pensamentos. Vemos fora de nós o que, na realidade, está dentro de nós.
O problema da projeção é que ela nem sempre se mostra claramente. Ás vezes, projetamos aspectos sobre os quais não estamos conscientes. Por isso, precisamos ter paciência, conosco e com os outros. Talvez precisemos de tempo para meditar ou da ajuda de alguém imparcial de fora da situação.Portanto, antes de explodir, dê um tempo. Ter um ataque de raiva, ou criticar as pessoas para outras pode dificultar a resolução, além de trazer uma energia ruim para todos. O “Decreto d conta até nove”, do Amado Cuzco (0.10), pode ajudar muito nesses momentos. Lembre-se de que esta talvez seja uma oportunidade maravilhosa de aprendizado para você. Pois, como disse um escritor: nós não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos.
Fonte: Jornal da Fraternidade Branca
Assinar:
Postagens (Atom)