sábado, janeiro 31, 2009
ESPAÇO ESOTÉRICO
OS GRANDES PROTETORES
Nós somos o Bem do mundo.
A terra inundamos de luz - Os homens, porém, em tal camada de interesses egoístas vivem envoltos, que a luz que lhes enviamos não percebem.
Pairam além da vossa compreensão os Nossos discípulos.
Eles são os instrumentos mediante os quais poderemps ajudar o mundo pelo Nosso trabalho.
Esforçai-vos, para podermos manifestar-Nos em vós e, se puderdes, nos outros através de vós.
"Através dos outros" é o vosso caminho para Nós.
Nós vos queremos ajudar - sabei que isso é possível.
Ajudaremos todos que necessitarem, "seja qual for o caminho que estiverem percorrendo."
Mas somente vos poderemos ajudar quando abrirdes os vossos corações às Nossas forças. E
somente na medida do auxílio que aos "outros" prestardes fluirão sobre vós as Nossas bênçãos.
Vivei para ajudar e socorrer, para proteger e auxiliar - e as Nossas forças descerão através de vós, como um poder vivificador.
Vede a Nossa aspiração de ajudar a humanidade na efetivação de seus poderes.
Cada dia que passa é uma ocasião que se oferece para vos aproximardes de Nós.
Perto de vós Nos achamos e prontos a vos socorrer; necessário é, porém, que de Nós vos aproximeis e no caminho ascendais.
(Por J. Krishnamurti - Alcione)
quarta-feira, janeiro 28, 2009
VOCÊ SABIA?
MEMORIA AFIADA
Um estudo sueco indicou que a memória ligada à lembrança de acontecimentos específicos (como uma viagem) evolui a cada geração. Um dos motivos apontados é melhora na alimentação. agora mais saudável. Uva e atum, por exemplo, ajudam a lembrar com mais facilidade.
DUAS CONQUISTAS
Uma alemã de 39 anos, a primeira mulher a ter um ovário inteiro implantado, deu à luz uma menina. Mãe e bebê passam bem. A nova mamãe ficou infértil aos 15 anos e fez o transplante para amenizar os sintomas da menopausa adiantada. No entanto, não tinha intenção de engravidar.
FORÇA BENÉFICA
Segundo estudo feito por pesquisadores britânicos e americanos, o esforço feito pelos bebês na amamentação pode fortalecer os pulmões. Os profissionais analisaram crianças aos 10 anos - aquelas que foram amamentadas até os 4 meses apresentavam melhor desempenho pulmonar.
domingo, janeiro 25, 2009
ESPAÇO ESOTÉRICO
A CULPA É NOSSA
Feliz a criatura que atenta às vezes da consciência analisa e discerne o bem do mal. Somos responsáveis em todas as instâncias pelos nossos atos.
A influência oculta dos espíritos em nossos pensamentos é uma verdade insuspeitável. No entanto, a interferência deles em nossa vida é um efeito e não uma causa. Efeito sim, porque os atraímos pela nossa vontade.
Se temos inclinações superiores, serão os desta escala que nos assistirão, ajudando-nos às mais belas realizações. Se ao contrário, forem mesquinhos os nossos ideais, se nos animar, o espírito da discórdia, só poderemos atrair influências más e prejudiciais à nossa própria existência.
Culpar aos espíritos do mal que nos sucede, atribuir-lhes a responsabilidade dos nossos insucessos, implicaria na nulidade do nosso livre arbítrio. Se por vezes sentimos vibrações negativas, se experimentamos sensações de angústias, sabemos, por outra parte, ser a hora do testemunho de provarmos a nossa firmeza, a nossa fé.
Aperlarmos , então para Jesus, dizendo: Permite Senhor que eu não caia em tentação.Possa ser forte a fim de resistir às influências do desânimo!
De acordo com a sinceridade da nossa alma, com o fervor da prece, e com o desejo que tivermos de vencer, venceremos, porque o mal jamais sobrepuja o bem.
Das virtudes que precisamos desenvolver, a sinceridade é, indubitavelmente, a mais importante. Não podemos ser amigos sem ser sinceros, nem ser bons, nem ser leais.
É a credencial do verdadeiro cristão. Já Paulo de Tarso advertia aos seus correligionários: Seja o teu dizer sim, sim, não, não!"
Sejamos, amigos, unidos, como discipulos de Jesus não nos devemos apresentar como " sepulcros caiados de branco."
A reforma moral é imprescindível ao progresso espíritual. A finalidade do Espiritismo é o aperfeiçoamento do espírito. Este se fará mediante esforços contínuos, no sentido de conquistar-mos a felicidade, para a qual fôramos criados. Lutemos, incessantemente, e um dia alcançaremos a Paz tão decantada...tão almejada.
Idalinda A. Mattos
sábado, janeiro 24, 2009
BELEZA E SAÚDE
XAROPES CASEIROS
Com o clima mais frio, vem aquela tosse que incomoda tanto:acabe de vez com ela
Xarope de hortelã
INGREDIENTES: 20g de folhas frescas de hortelã - 250ml de água mineral,
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo- 500ml de mel de eucalipto,
100 gotas de própolis em solução glicólica.
PREPARO: ferva a água com o hortelã até engrossar. Espere esfriar, coe e misture o mel e o
própolis. Guarde na geladeira. Tome de 1 a 2 colheres (sobremesa) ao dia.
INDICAÇÃO: excelente expectorante, protetor das vias respiratórias, vermífugo suave e
reforçador do sistema imunológico.
CONTRA INDICAÇÕES: diabéticos, mulheres grávidas, e pessoas com úlcera estomacal deve
consumir só com o consentimento médico.
"Crianças menores de 1 ano não devem consumir mel porque o produto pode ser transmissor de botulismo (envenenamento alimentar causado por alimentos inadequadamente enlatados ou conservados). A partir dessa idade, é que elas irão desenvolver seu sistema imunológico."
Alerta o terapeuta. (Continua na próxima edição)
José Estefno Bassit
quinta-feira, janeiro 22, 2009
O PODER INFALÍVEL DA PRECE
INVOCAÇÃO DOS GNOMOS
Com os pés descalços, tocando a Terra. Invoque com respeito e concentração, para ocorrer a transmutação dos pedidos para esta categoria Angelical que está mais próxima de nós, intermediando o contato, com os Anjos Cabalísticos.
Você só poderá invocá-los quando realmente sentir necessidade. Faça sempre suas invocações em intenção do príncipe Metraton, pai dos Elementais. Pronuncie em voz alta e vibrante. Se desejar, invoque o Anjo Consagrado ao dia da semana em que fará a invocação.
Invocá-los se possível no final da tarde. Esta invocação ajuda na aquisição de riquezas e bens materiais. invoque sempre pedindo estas riquezas ao mundo, as pessoas que necessitam, aos mais próximos. Não peça somente para você pois pode ocorrer exatamente o contrário.
INVOCAÇÃO AOS GNOMOS
Eu vós saúdo, Gnomos,
Que constituis a representação do elemento Terra.
Vós que constituis a base e fortaleza da Terra.
Ajudai-me a transformar
A construir todas as estruturas materiais.
Assim como uma raiz fortifica a arvore frondosa.
Gnomos,
Possuidores dos segredos ocultos,
Fazei-me perfeito e nobre, digno do vosso
auxílio.
Mestres da Terra
Eu vos saúdo fraternalmente
Amém!
(23-09-2004)
quarta-feira, janeiro 21, 2009
BELEZA E SAÚDE
XAROPES CASEIROS
A ALEGRIA E O PRAZER DE VIVER COM SAÚDE!
O ingrediente principal para preparar os xaropes caseiros é o mel. Segundo o terapeuta holístico José Estefno Bassit, ele produto é rico em cálcio, fósforo, carboidratos e proteínas. "O mel é muito eficaz no tratamento de problemas respiratórios e pulmonares, como gripes, resfriados e pneumonias", garante.
XAROPE EXPECTORANTE DE ABACAXI
INGREDIENTES:
3 - fatias de abacaxi
150 - ml de água
3 - colheres (sopa) de açúcar demerara(ou mascavo) orgânico
1 - vidro (350ml) de mel puro
20 - a 100 gotas de própolis em solução glicólica, sem álcool (a diferença na quantidade é
referente à tolerância de cada um ao sabor do produto)
PREPARO:
Nunca aqueça o mel. Ferva, por 10 minutos, a água com o açúcar e o abacaxi, em fogo baixo. Tampe a panela e deixe a mistura ficar morna. Depois, coe, misture 5 partes de mel para uma parte desse xarope base e coloque as gotas de própolis. Tome até 2 colheres (sobremesa) por dia.
CONTRA-INDICAÇÃO
Diabéticos, pessoas com doenças graves, grávidas e crianças abaixo de 6 anos de idade. "Somente recomendo com a aprovação do médico da família", avisa o especialista.
(Continua na próxima edição)
sexta-feira, janeiro 16, 2009
MENSAGEM DOS MESTRES DA FRATERNIDADE BRANCA
DO TEMPLO DA LIBERDADE
Amantes da Beleza e a Liberdade
A idéia de que a beleza está nos olhos de quem a comtempla é bastante exata; e quando aplicada a Deus, a vossa própria Presença do EU SOU, é totalmente apropriada. Independentemente dos conceitos humanos qu apontam para o contrário, Deus vê apenas a beleza; e Ele cria apenas aquilo que Ele vê. A responsabilidade pelos espinhos da Vida se encontra totalmente na esfera da propensão do homem em criar discórdia, que ele reduziu ao que pode ser chamado de uma ciência impressionista, ou um impressionismo ciêntifico.
Com isso quero dizer que os homens registram metodicamente as suas impressões do mal sobre o fino pergaminho das suas mentes subconscientes - e aí retêm sucessivas folhas com borrões e salpicos que se assemelham à técnica usada pelos impressionistas do final do século XIX. Embora o método científico usado por eles para gravar os sons dissonantes do mundo sobre a fita da mente seja de certo modo impressionista, aqui uma cena e ali um cenário de envolvimento humano, os dedos da mente são inteiramente exatos nos seus registros - tanto assim que sequências completas de acontecimentos planetários podem ser extraídas dos corpos etéricos da humanidade - portanto trata-se de fato de uma ciência impressionista.
As mentes dos homens estão tão acostumadas a ver em manifestação o mal ou aquilo que é feio que o têm buscado até mesmo quando estão rodeados por todos os lados pelas bênçãos de um caramanchão de encanto vivo. A solução para o problema da amplificação do mal pela humanidade - do desejo que o homem tem de buscar as coisas mundanas e medíocres, a sua preferência pela dissonância ao invés da harmonia na música e nas formas artísticas, a sua capacidade de sentir-se confortável na imundície humana e na degradação, e a sua aversão à pureza e à regeneração - está integralmente em Deus e na aceitação dos pensamentos do Coração do Criador.
Nem a religião nem a ciência por si mesmas são atualmente capazes de dar ao povo a verdade total das leis da beleza e da liberdade; tampouco são capazes nas suas presentes formas de proporcionar a visão panorâmica do céu que percorre como um raio toda a gama de pensamentos, tanto como humanos como divinos, para esclarecer, divinizar e enaltecer a integridade múltipla da Vida até que ela alcance a beleza unificada que é na realidade. Quando a religião e a ciência se tornam pilares no templo do conhecimento do homem, sendo usadas como instrumentos para descobrir as obras do universo no homem e na natureza, e quando os homens conseguem se libertar das convenções humanas, dos moldes da matéria e da sua propensão para o erro, os seus usos da religião e da ciência irão conduzi-los às mesmas esferas de pensamento e não haverá discrepância ou desacordo entre eles.
Liberdade, que significa a total possibilidade de se contemplar a beleza da mesma forma que Deus, é o direito mato de cada bebezinho nascido no planeta e deveria ser respeitado como o direito de todos. Embora esta liberdade não seja reconhecida e adorada universalmente, de modo algum fica desprovida de sua inerente realidade como uma virtude cardinal da Vida. Mas um dia, quando a chama da liberdade estiver entronizada nos corações dos homens e for honrada nas suas instituições, as rédeas eternas da Luz conduzirão a humanidade da Terra até os níveis mais elevados de cultura e beleza que a raça é capaz de manifestar.
Começando por cada indivíduo, tal conceito, que emana da Mãe Divina em prol dos seus filhos com a esperança de realização para todos eles, deve ser espalhado pelo mundo inteiro antes que mudanças significativas nas artes, nas ciências e nas religiões do planeta possam ocorrer na escala desejada.
Não é suficiente dizer que a evolução está ocorrendo agora: o progresso tem que ser acelerado intensamente através da ampliação da beleza que Deus visionou para neutralizar o obstáculo causado pelo materialismo e por um sentimento de um feudalismo visível. Aquilo que está encerrado no coração do homem - mais esplêndido que a refulgência produzida pela explosão de um átomo - tem que triunfar pelo poder do três-vezes-três até que toda a doce terra esteja completamente livre!
Dedicado à expansão da beleza da liberdade dentro de vós, EU SOU
Paulo o Veneziano
segunda-feira, janeiro 12, 2009
TERAPIAS HOLÍSTICAS
HIDROTERAPIA
A CURA PELA ÁGUA
A hidroterapia possui variadas escolas, técnicas e interpretações. Hoje os seus efeitos podem ser entendidos a nível cientifíco, fazendo inclusive com que ela seja muito utilizada na fisioterapia moderna. Na medicina natural, uma interessante teoria prega que a utilização de banhos de água fria e de água quente, isolados ou alternados, as saunas, os pedilúvios (banhos dos pés), semicúpios (banhos de assento), massagens hídricas, ingestão de águas minerais, etc...produzem renovação vigorosa da energia vital estagnada (gênese das doenças), trocando-a por energia de ótima qualidade. Explica-se também que o contato da água com o corpo produz modificações térmicas importantes que resultariam num processo de vasodilatação e depois de vasoconstrição (dilatação e contração dos pequenos vasos sanguíneos); com isso, toxinas oriundas de uma alimentação de má qualidade seriam eliminadas pela pele. O mesmo efeito determina uma espécie de "exercício" para o sistema nervoso autônomo.
A seguir, são dados tratamentos segundo essa terapia para alguns problemas cotidianos.
ANEMIA (DEFICIÊNCIA DE FERRO)
TRATAMENTO INICIAl: estimule e aqueça o corpo por meio de rápidas compressas quentes, seguidas por compressas frias, aplicando-as sobre a espinha e abdômen. Alterne ocasionalmente este tratamento com um pedilúvio quente. Após cada tratamento, dê palmadas e golpes vigorosos no abdômen e lave o local com água fria; em seguida, massageie-o. Faça o mesmo com a região da espinha.
TRATAMENTO POSTERIOR: À medida que a circulação melhorar, use também duchas suaves quentes e frias, em alternância, dirigidas para a região da espinha. Assim que possível, aumente a pressão da ducha até ela se transformar em um jato forte.
ADENÓIDES
Ande e patinhe em água fria até a altura da barriga de sua perna. Use com frequência um "colar" de gelo. Mergulhe uma toalha enrolada em água gelada, esprema e passe em torno do pescoço.
APETITE (FALTA DE), ANOREXIA
Aplique uma bolsa de gelo sobre o estômago durante meia hora, antes das refeições, para estimular o aparelho digestivo. A bolsa de gelo é muito útil quando a falta de apetite é causada por nervosismo, excessos alcoólicos, aversão á comida e pelo vício de cocaína e outras drogas.
ARTRITE
Tome água destilada toda manhã. Ela é muito eficaz na reversão e controle da artrite, pois tem afinidade por sais minerais e ácidos vegetais.
ACESSO DE CHORO (crianças)
Aplique a compressa abdominal úmida e fria e cubra-a com um cobertor de flanela. Esta tecnica é extremamamente eficaz. Repita duas vezes por dia, até que o acesso de choro pare.
Continua na próxima edição.
Márcio Bontempo
sexta-feira, janeiro 09, 2009
DICA DO DIA
O FUTURO DAS ORGANIZAÇÕES - E NAÇÕES - DEPENDERÁ CADA VEZ MAIS DE SUA CAPACIDADE DE APRENDER COLETIVAMENTE.
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
DESRESPEITO ECOLÓGICO TAMBÉM É FRUTO DO ESTÁGIO MORAL DA HUMANIDADE
Há pessoas que não percebem e fazem mesmo questão de não perceber o caos que vem se espalhando pelo mundo em todas as áreas. Aliás, a indiferença e a alienação fazem parte do processo apocalíptico. A ignorância é porta aberta ao império do mal.
Gurdjieff dizia que "na natureza tudo está conectado e tudo está vivo." Significa dizer que o mundo, tanto quanto uma cidade ou uma simples floresta, respira, vibra, sonha, se agita, desperta ou morre.
Tudo depende das conexões. Imagine um organismo humano com toda a sua complexidade orgânica, sua unidade interligada, interdependente e indissolúvel.
Assim é a Terra, assim é o Universo. O Universo tem o comando de Deus através de suas leis; mas o nosso planeta está sob as influências desastrosas do homem ganancioso e inconsequente. Por isso Jesus dizia "Assim na Terra como nos céus."
O barulho das cidades grandes e a influência das máquinas na Era da Tecnologia perturbam e bloqueiam a sensibilidade humana. É preciso grande esforço para romper as barreiras do materialismo prático que aí está, e assumir um comportamento natural.
Uma caminhada pelas montanhas, sozinho ou bem acompanhado, é uma forma de se abrir o coração e a mente. O contato com a Natureza, a experiência pessoal com as coisas simples da vida e do campo descontrai e desperta a sensibilidade.
Cuidado! A ciência que fotografa explosões galáticas e nos põe em contato com o mundo através da Internet, talvez esteja, ao mesmo tempo, querendo nos conduzir a um materialismo globalizado.
É preciso reconhecer a existência de um Ser que rege o Todo. Cada cultura através dos séculos sabe que algo existe além das aparências. A questão é saber viver em harmonia com essa dimensão.
James George afirma em seu livro Olhando pela Terra, que "a vida depende de uma conexão com o Grande Espírito; nós tentamos manter uma conexão aberta dessa maneira. Se não fizer-mos isso, nem mesmo o Grande Espírito vai poder nos alcançar."
Como dizem certas profecias, é possível que muita gente não consiga ouvir o alerta... Os índios da Nação Hopi sabem muito, "mas a liderança política do mundo não iria ouvir um índio velho, sem dinheiro e que nem mesmo sabe assinar o nome."
Afinal, o que é crise ecológica? Tentamos responder objetivamente : é o conjunto de devastação, poluição e danos ao meio ambiente e às espécies. Problemática que vem se alastrando por toda parte. É assunto que deve preocupar todas as pessoas sensíveis, mesmo porque, na medida em que o tempo passa, a situação se agrava, comprometendo a sobrevivência da própria humanidade.
Diz o Dr. James também o seguinte: "É possível que, quando a verdadeira gravidade da crise ecológica exterior e a correspondente crise espiritual interior finalmente nos atinja, ela nos acorde - e bem a tempo! Ou não!
A crise ecológica da atualidade está ligada a uma crise espiritual e moral. Isso é incontestável. Se a ciência não foi capaz de resolver este problema, temos que pensar noutra fonte: religião ou espiritualidade. Até aqui as religiões também não fizeram o que deviam por culpa de seus maus representantes e dos cientistas que lhe não deram crédito. De qualquer maneira o mundo precisa de ciência e de espiritualidade. Na verdade a questão ecológica global envolve o campo emocional, exigindo, portanto, algo além da racionalidade fria e imediatista. É necessário pensar com o coração.
Albert Einstein, depois da II Grande Guerra, disse o seguinte: "Agora tudo mudou - menos o nosso modo de pensar - e, portanto, nós nos dirigimos para uma catástrofe sem paralelo."
T.S. Eliot pergunta se o mundo vai acabar com uma explosão ou um soluço. Explosão nuclear ou soluço ecológico.
A ciência levou o homem a desenvolver armas poderosas, capazes de destruir tudo, enquanto a insensibilidade levou as pessoas a poluir e exaurir as fontes da vida.
A situação ecológica e espiritual do mundo tem tudo a ver com a ordem do Universo; portanto, estamos verificando uma ruptura que pode gerar consequências trágicas para o planeta. As alterações climáticas e as tragédias naturais são consequência de um desequilíbrio no comportamento humano.
O homem não deve perder contato com o Mais Alto, as dimensões do imponderável e do Amor. Um estado superior de consciência permite uma vida mais natural e mais feliz. Não podemos conquistar a paz sem olhar para dentro de nós mesmos, sem descobrir o nosso poder individual, a nossa transcendência.
Vejamos o que diz Léon Denis a esse respeito: "O segredo da nossa felicidade, de nosso poder, de nosso futuro, não está nas coisas efêmeras deste mundo; reside nos ensinamentos do Alto do Além."
Sem dúvida, todos os verdadeiros educadores da humanidade estiveram preocupados com a questão da natureza e da ética.
A ecologia integral engloba todos os valores da civilização. É uma ciência voltada para todas as questões da vida em toda a sua complexidade. Não sendo possível a sobrevivência sem os fatores naturais e sociais, o respeito ao meio ambiente passa a ser determinante.
O autoconhecimento é a base. Não basta o estudo das ciências e filosofias tradicionais, ou melhor, convencionais - elas têm um sentido horizontal. É necessário um mergulho nas doutrinas espiritualistas milenares, principalmente aquelas que incentivam a prática da meditação e da compaixão. Aliás, o Espiritismo é a síntese dos ensinamentos revelados pela Espiritualidade Superior. Nessa reflexão vale lembrar também o Evangelho de Jesus, cuja mensagem central nos manda amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Ariston S. Teles
Assinar:
Postagens (Atom)