terça-feira, fevereiro 15, 2011

DICA DO DIA

 SERÁ PRECISO ENFRENTAR DESAFIOS E TALVEZ CRÍTICAS; MAS, SE NÃO OBTIVER ÊXITO, O APRENDIZADO SERÁ COMPENSADOR.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

VOCÊ SABIA?

PESQUISANDO REMÉDIOS MAIAS.

Os segredos medicinais dos antigos maias podem ser recuperados a partir de um amplo projeto de pesquisa desenvolvido por um casal de antropólogos, Brent Berlin e Elois Ann Berlin.
Os pesquisadores planejam entrevistar médicos e curandeiros descendentes dos maias para se descobrir quais plantas eles utilizam no tratamento de doenças comuns naquela região, o que inclui as moléstias tropicais. A partir daí, o material fitoterápico indicado - espalhado pelas selvas e montanhas do sul do México - vais ser testado e, se aprovado, será lançado no mercado por um laboratório farmacêutico inglês. O jornal americano The New York Times, onde foi publicada a noticia, não comenta nada sobre eventuais acusações de biopirataria.
Região maia; sua flora e os conhecimentos dos médicos e curandeiros locais vão ser estudados num projeto de um laboratório inglês.

QUAL A ORIGEM DO SANTO-DAIME?

O movimento religioso santo-daime, conhecido pelas cerimônias em que se bebe um chá alucinógeno, ou ayahuasca - feito de cipó jagube e folha de chacrona -, surgiu no início do século 20 na Amazônia. É considerado uma religião genuinamente brasileira porque um neto de escravos, Raimundo Irineu Serra, tomava a tradicional bebida inca quando recebeu, através de uma aparição de Nossa Senhora da Conceição, uma doutrina de cunho cristão e 120 hinos, cantados nos rituais. "O nome do movimento, dado por mestre Irineu, se deve ao fato de as pessoas pedirem "dai-me luz, dai-me amor, dai-me força," explica Glauco Vilas Boas, presidente do Céu de Maria, centro de culto ao daime de São Paulo.

MULHERES EM ÓRBITA

A presença feminina ganhou, definitivamente, o espaço, comandado, pela primeira vez, por uma mulher, a coronel Eileen Marie Collins, 48 anos, da Força Aérea Americana, o ônibus espacial Discovery deixou em julho o Kennedy Space Center, na Florida. O resultado bem-sucedido (todos chegaram sãos e salvos à Terra, no dia 9 de agosto) deu sinal verde para que a galáxia seja alcançada por elas. Eis algumas curiosidades sobre a conquista feminina do espaço:
* A coronel Eileen Marie Collins tem mais de 537 horas em órbita, dois filhos, de 9 e 4 anos, já trabalhou como garçonete para pagar suas aulas de vôo, é fã da série Jornada nas estrelas e sofre, assumidamente, de medo de montanha-russa.

* A escolha da coronel para o comando da missão celebra os 30 anos da chegada do homem à Lua.

* Quatro mulheres já deram suas vidas pela conquista do espaço, desde o primeiro acidente, em 1967. As duas primeiras vítimas foram a astronauta americana Judith Resnik, 36 anos, e a professora Christina Mcauliffe, 37 anos. Ambas morreram no dia 28 de janeiro de 1986, quando a nave Challenger explodiu 75 segundos depois de decolar de Cabo Canaveral. As outras duas mártires foram Kalpana Chawla, especialista em dinâmica de fluidos, e a médica Laurel Clark, que viajavam a bordo da Columbia, em 1997. As duas tinham 41 anos.

* Na década de 80, o machismo chegou a uma estação espacial russa, a Salyut 7. Ali, os cosmonautas receberam a colega Svetlana Savitskaya com flores, mas logo depois mandaram que ela fizesse o jantar.

* A China,  tem o maior número de mulheres pilotos do mundo