quinta-feira, dezembro 14, 2006

SUCESSO & TRABALHO

ADEUS, CARREIRA VELHA.
FELIZ CARREIRA NOVA
JÁ PASSOU PELA SUA CABEÇA MUDAR DE PROFISSÃO E COMEÇAR DO ZERO UMA OUTRA, TOTALMENTE DIFERENTE?
Optar por uma profissão é uma decisão difícil em qualquer momento da vida. Imagine então, quando implica abandonar uma carreira construída anos a fio, um salário acima da média e o reconhecimento na área em que atua para retomar um sonho dos tempos de juventude ou partir para outro campo. É um jogo que só pode ser levado adiante com uma alta dose de coragem e determinação. Mas vale a pena. ”Quem encontra o caminho profissional redobra a energia, a dedicação e a vontade de ser muito boa no que faz”, assegura a consultora de carreira Lorene Carvalho. “Um ingrediente fundamental da felicidade é amar o trabalho”.
O questionamento em relação á carreira – capaz de provocar uma revolução – costuma surgir em momentos críticos. Geralmente após uma demissão ou numa fase ruim, quando tudo leva há crer que pouco pode se esperar da profissão. Mas nem sempre é assim. Há quem, sem motivo aparente, abandone até um cargo glamouroso e um salário de 15 mil reais.

Os INFERNOS SÃO OS OUTROS – Há muitos obstáculos a transpor. O mais evidente é a questão dos rendimentos. Solteiros, em geral, têm mais condições de suportar um período de vacas magras. Já para os casados, especialmente quando têm filhos, não dá para se aventurar. “O ideal é planejar uma transição suave, sem saltos traumáticos”, você pode continuar na profissão e, enquanto isso, fazer cursos e aproximar-se de pessoas da sua nova área de interesse. “Ou tentar uma transferência na própria empresa, que tenha mais afinidade com a carreira a que você aspira.”
Outra opção é formar uma boa reserva financeira para dar suporte ao projeto. Esse dinheiro pode representar a liberdade necessária para você tomar a melhor decisão. E, em alguns casos, até dar um tempo para voltar aos bancos da escola.

QUATRO CONSELHOS ESPERTOS PARA TER SUCESSO OUTRA VEZ

MANTENHA UM PÉ LÁ, OUTRO CÁ
- Procure não abandonar de vez a atual profissão. Continue empregada e, enquanto isso faça cursos, informe-se, converse com muita gente e, aos poucos, dirija-se para o novo caminho. Quando for a hora de mudar, você estará bem mais segura.

MONTE UM PÉ-DE-MEIA - Se planeja a mudança de rumo para daqui a alguns anos, comece já a se preparar financeiramente para não desanimar no início da próxima carreira, já que provavelmente ganhará menos que hoje. O dinheiro poderá complementar seu salário ou financiar cursos úteis para a virada.

APROVEITE TODAS AS SUAS QUALIDADES - Você aprendeu muita coisa na sua trajetória profissional e boa parte desse conhecimento certamente pode ser utilizada na nova área. Avalie bem suas habilidades e veja como pode adaptá-las á outra realidade.

PROCURE OPORTUNIDADES NA SUA EMPRESA.
Muitas vezes, o próximo emprego está no próprio local em que você trabalha. Basta mudar de área. Por isso vale a pena ter uma boa conversa com a chefia e com o setor de recursos humanos para expor suas intenções. Você pode assumir outras funções ou pelo menos ter maior proximidade com profissionais ligados ao seu novo campo de interesse. Só não esqueça que, ficando na mesma empresa, o salário não pode ser reduzido.
CHUVA DE CURRÍCULOS – A capacidade para reconhecer as habilidades que adquiriu na profissão antiga e fazer uso delas na nova é determinante para o sucesso. Você terá que provar que pode ser tão boa nessa atividade quanto foi na outra.

Nenhum comentário: