quinta-feira, setembro 30, 2010
MUDAR PARA MELHOR
COMO ENSINAR A SOLIDARIEDADE
Será possível ensinar a beleza de uma sonata de Mozart a um surdo? Há coisas que não podem ser ensinadas. Elas estão além das palavras.
Se te perguntarem quem era essa que às areias e aos gelos quis ensinar a primavera..." : é assim que Cecília Meireles inicia um de seus poemas. Ensinar primavera às areias e aos gelos é coisa difícil. Gelos e areias nada sabem sobre primaveras... Pois eu desejaria saber ensinar a solidariedade a quem nada sabe sobre ela. O mundo seria melhor. Mas como ensiná-la?
Será possível ensinar a beleza de uma sonata de Mozart a um surdo? E poderei ensinar a beleza das telas de Monet a um cego? De que pedagogia irei me valer? Há coisas que não podem ser ensinadas, coisas que estão além das palavras. Cientistas, filósofos e professores são aqueles que se dedicam a ensinar as coisas que podem ser ensinadas por meio das palavras.
Sobre a solidariedade muitas coisas podem ser ditas. É possível desenvolver uma psicologia da solidariedade, ou uma sociologia da solidariedade, ou uma ética da solidariedade... Mas os saberes científicos e filosóficos sobre a solidariedade não ensinam a solidariedade, da mesma forma como as críticas da música e da pintura não ensinam a beleza da música e da pintura. A solidariedade, como a beleza, é inefável - está além das palavras.
Palavras que se ensinam são gaiolas para pássaros engaioláveis. Mas a solidariedade é um pássaro que não pode ser engaiolado. Não pode ser dita. A solidariedade pertence à classe de pássaros que só existem em vôo. Engaiolados, eles morrem.
Walt Whitman tinha consciência disso quando disse: "Sermões e lógicas jamais convencem. O peso da noite cala bem mais fundo em minha alma..." E Fernando Pessoa sabia que aquilo que o poeta quer comunicar não se encontra nas palavras que ele diz: ela aparece nos espaços vazios que se abrem entre elas, as palavras. Nesse espaço vazio se ouve uma música. Mas essa música - de onde vem ela se não foi o poeta que a tocou?
O que pode ser ensinado são as coisas que moram no mundo de fora: astronomia, física, química, gramática., anatomia, números, letras, palavras. Mas há coisas que não estão do lado de fora, coisas que moram dentro do corpo. Estão enterradas na carne, como se fossem sementes à espera...
Sim, sim! Imagine isto: o corpo como um grande canteiro! Nele se encontram, adormecidas, em estado de latência, as mais variadas sementes. Elas poderão acordar como a Bela Adormecida acordou com um beijo. Mas poderão também não brotar. Tudo depende...
As sementes não brotarão se sobre elas houver uma pedra.
Por Rubem Alves
Por Rubem Alves
quarta-feira, setembro 29, 2010
terça-feira, setembro 28, 2010
POESIA
AMOR CONSTRUÇÃO
Quero construir um amor,
Onde você seja o alicerce
Quero me apoiar em você para levantar
as paredes da felicidade.
Depois disso, quero abrir as janelas
do meu coração
Para que, assim, possa enxergar
as belezas da natureza.
Quero abrir, também,
as portas da minha mente.
E, depois, sair andando
em busca de um ideal.
Quero, ainda, entrelaçar nossas cabeças
para proteger-nos do tempo.
Quero agora, pintar as paredes
com a tinta das abelhas.
E, finalmente, quero deliciar-me
do seu amor na colméia
que construímos.
(Desconheço o autor)
12-04-1989
Dedico essa poesia para minha alma gêmea.
sexta-feira, setembro 24, 2010
TERCEIRA IDADE
OS CICLOS DA VIDA - VELHICE
A SOCIEDADE APRESSADA DESPREZA O PERÍODO MAIS SÁBIO DA VIDA...
Como você está se preparando para envelhecer?
Você presta atenção aos velhos que encontra na sua vida? Você dedica seu tempo e atenção a eles? Ou sua relação está baseada na impaciência? Você sabe ouvir um velho? Prestar atenção à sua sabedoria muitas vezes
desconexa com seus padrões de clareza?
Você já parou para pensar no que será da nossa cultura se os mais velhos não puderem nos passar o seu conhecimento adquirido com o passar dos anos?
Reflita o quanto a nossa sociedade não está sendo injusta com os velhos, renegados como um estorvo para a sociedade mais jovem, inconsciente e apressada. Apenas os homens e mulheres mais maduros estão plenamente preparados para equilibrar as constantes tensões entre os seres humanos. Lentos e precavidos, tendem a aplacar a fúria dos jovens apontando caminhos corretos através da dosagem ideal da vivacidade com o equilibriu e a experiência. O casamento do método e da sabedoria.
Antes de sentir pena de um velho, pergunte-lhe algo. Ele sempre terá um ensinamento.
Na cultura ocidental, o século em que vivemos traz a loucura de ter afogado a importância desses ensinamentos. Todos os valores de conduta, de ética, imprescindíveis para a formação das novas gerações, vêm se perdendo em meio à ignorância da pressa e da falta de respeito.
Muito comum se internar os velhos em asilos e casas geriátricas, onde a autoridade e a dignidade que deveriam repartir a seus familiares são irresponsavelmente substituídas pela angustia da solidão e pela perda da auto-estima. Os grandes homens e mulheres de sabedoria sentem-se inúteis...
Isso jamais acontece nas culturas nativas, dos índios, ou em alguns países orientais, ainda não de todo ocidentalizados.
Outro problema é que a aposentadoria, uma conquista social importante, induz os anciãos a pensarem que a vida terminou ali. Eles não encontram uma ocupação mental que satisfaça plenamente a ausência do emprego. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, os velhos são "reempregados" como monitores de parques e jardins, escolas e em trabalhos sociais. Aqui no Brasil, a instituição Sesc, (Serviço Social do Comércio), realiza um trabalho pioneiro sobre a dita terceira idade, como um grande espaço aberto na sua programação para receber idosos para aulas de dança, Yoga, canto e muito mais, integrando-os à instituição.
Nossos tabus sobre a velhice e a morte estão nos afastando da essência da vida, alienando o idoso do processo social e cultural.
Com isso, perdemos nós, pois estamos sendo privados de um riquíssimo manancial de recursos humanos.
E nós, não respeitando os velhos, não respeitamos nosso próprio futuro...
Vamos refletir com os nossos anjos o que podemos fazer hoje, agora, sobre isso, mesmo que seja individualmente.?
Mirna Grzich
quinta-feira, setembro 23, 2010
BELEZA & SAÚDE
UM NOVO MODO DE MANTER OS OSSOS FORTES
Você já sabe que precisa de bastante cálcio e vitamina D para manter os ossos fortes. Mas pesquisas novas indicam que outra mudança alimentar é igualmente importante: ter cuidado com os carboidratos e ingerir mais frutas, legumes e verduras. É uma questão de química. Na digestão dos carboidratos, o processo deixa o organismo levemente ácido. Isso é um problema, porque o ambiente ácido retira cálcio dos ossos, diz a Dra. Bess Dawson-Hughes, pesquisadora da Universidade Tufts.Ao contrário, frutas, legumes e verduras criam um ambiente alcalino, favorável ao esqueleto. Uma alimentação que produz muito ácido é ainda mais prejudicial em pessoas idosas, cujos rins não conseguem eliminar com a mesma rapidez os compostos nocivos.
No novo estudo da Dra. Dawson-Hughes, um suplemento alcalino reduziu em 20% o volume de cálcio eliminado pelos voluntários. Esse suplemento não pode ser obtido fora dos laboratórios de pesquisa, mas a Dra. Dawson-Hughs afirma que é possível ter o mesmo benefício mudando a alimentação. Você deve incluir pelo menos duas porções de frutas ou hortaliças em todas as refeições e não comer mais de duas porções diárias de carboidratos como pão, cereais e macarrão. Para manter os ossos ainda mais fortes, experimente as substituições na tabela ao lado.
ESTIMULAM A ACIDEZ
Macarrão
Refrigerante
Carne e aves
Cerveja
Amendoim
PROMOVEM A ALCALINIDADE
Batata
Suco de fruta
Tofu
Vinho
Passas de Uva
Janis Graham
quarta-feira, setembro 22, 2010
AUTO - ESTIMA
PRATIQUE A GENTILEZA
'Há pouco tempo um amigo me fez refletir sobre a virtude da gentileza. Ele estava atrasado para uma reunião importante. Apresentaria, naquela tarde, uma proposta de prestação de serviço para uma grande empresa. Quando chegou, correu para o elevador e a ascensorista avisou: "Só cabe mais um". O fato é que havia dois: ele e outro senhor que acabara de chegar. Apesar da pressa, cedeu seu lugar.
Quando entrou no escritório, todos estavam à sua espera. Para sua surpresa, a falta de pontualidade não comprometeu o interesse pelo projeto e, por ironia do destino, ainda rendeu-lhe um amigo: vice-presente da companhia, a quem, sem saber, havia oferecido o lugar no elevador.
A lição é clara: não devemos perder a chance de ser gentis. E não me refiro àquela gentileza mecânica, que funciona como um simples facilitador da convivência social, mas sim da verdadeira virtude, que envolve doação e até um pouco de renúncia. Para diferenciá-las, é preciso prestar atenção às nossas atitudes diárias. Tomemos como exemplo um sorriso, que constitui sempre um ato gentil, ainda que seja conveniente e forçado. Ele certamente será útil para quebrar o gelo em situações formais e dar segurança para abordar um desconhecido. No entanto, sua função acaba aí. Mas se, ao contrário, for espontâneo e sincero, vai levar afeto a quem o recebe e é justamente essa doação que caracteriza a gentileza como virtude.
A gentileza formal e a verdadeira virtude têm ainda outra diferença. A primeira se orienta pela reação alheia, pois é um ato condicionado. Imaginemos que o tal sorriso automático não seja correspondido pela outra pessoa. Da próxima vez que a virmos, não iremos mais usá-lo. Já a gentileza virtuosa nos permite continuar sorrindo, independentemente de haver reciprocidade. Ao contrário do que se pensa, a gentileza não começa no tratamento que dispensamos ao outro, mas no respeito que temos por nós mesmos. Antes de sorrir para alguém, temos de sorrir para nós mesmos, ser gentis com nossas limitações e inseguranças, com a vida de modo geral. Impossível doar alguma coisa boa a alguém sem antes cultivá-la interiormente.É por isso que uma pessoa depressiva tem dificuldade de transmitir afeto em suas ações.
Reconhecer a dádiva da vida é a melhor forma de exercitar a verdadeira gentileza no dia-a-dia. Pratique. Antes de distribuir "bons-dias" automáticos, cumprimente-se com entusiasmo diante do espelho e agradeça a oportunidade de levar essa satisfação para as pessoas que cruzarão seu caminho naquele dia. E lembre-se: nunca espere nada em troca, apenas a afirmação de sua humanidade.
seja gentil... hoje e sempre!
Repita a seqüência abaixo durante uma semana.
afirmação matinal: "Para ser gentil com os outros, tenho de ser gentil comigo mesmo.
Devo perdoar minhas limitações e inseguranças e cultivar tudo aquilo que tenho de bom".
diante do espelho, mentalize: "hoje meu rosto vai transmitir força, paz e alegria de viver".
diga a si mesma: "Hoje vou expressar afeto por meio dos meus gestos. Vou perceber o outro como eu gostaria de ser percebida. Farei isso sem esperar absolutamente nada em troca."
diário noturno: Escreva ou medite sobre como foi incluir a gentileza em seu dia. Por exemplo, "dei aos outros atenção e compreensão quando..." e "agora sei em quais situações não consigo ser gentil e vou fazer o que puder para melhorar".
Dr.Jou Eel Jia
.
domingo, setembro 19, 2010
VOCÊ SABIA?
* Um estudo americano mostrou que mulheres que caminham pelo menos duas horas por semana reduzem as chances de ter AVC. Já calçou seus tênis?
* Nos países industrializados 40% da população se trata com técnicas da Medicina alternativa. No Brasil as pessoas com mais acesso à informação, maior renda e melhor escolaridade são as que procuram tais métodos. Esses dados constam da tese de doutorado do médico acupunturista Kazusei Akiyama, defendida na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). "Os adeptos querem é fugir dos efeitos colaterais causados pelos tratamentos convencionais" ressaltou em sua apresentação
* Leite e iogurte ajudam a prevenir vários tipos de infecções. Consuma mais esses alimentos e mantenha as defesas do seu organismo preparadas para qualquer ataque.
* Uma camada antiga (sobre outra ainda mais) identifica a idade da terra, dizem os senhores da ciência, pautados pelo relógio. Porém, no reino do mar, regido pela Lua, a história muda. Oceano e tempo sempre seguem seu ritmo: não param, não morrem e, no entanto, nunca envelhecem.
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
SACOLAS PLÁSTICAS
PORQUE OPTAR PELAS DURÁVEIS, COMO FAZIAM NOSSOS AVÓS.
O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vai continuar por mais de 300 anos em algum lugar do Planeta.
Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo o mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos e 80% delas são utilizadas uma unica vez.
Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.
Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.
Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente.
Fonte: Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.
quinta-feira, setembro 16, 2010
ESPAÇO ESOTÉRICO
CRUZ
A cruz, o madeiro e a árvore são símbolos da figura materna; é comum na mitologia heróis nascerem ou morrerem em árvores. Para Carl Jung, os símbolos representam algo ainda desconhecido e têm um duplo sentido, um positivo e outro negativo. Há indicações de uma cruz luminosa e outra negra - e segundo os Evangelhos Apócrifos a primeira é sinônimo de Logos, Nous, Jesus Cristo, Porta, Caminho, Pão, Semente, Ressurreição, Filho, Pai, Pneuma, Vida, Verdade, Fé e Graça. A segunda significaria, em resumo, o caos, o paredão e o sufoco da psique.
A Cruz foi difundida muito antes do cristianismo, na Ásia, na Índia, no Egito, na Mesopotânia, na Grécia7, entre outros lugares.
Há 55 formas diferentes de cruz. As mais conhecidas são: a latina, a grega, a do Tau, a pátea, a da Terra Santa, a Suástica e muitas outras. Algumas dessa cruzes como a grega, podem ser inscritas em um quadrado, outras, como a latina, somente em um retângulo e algumas em um círculo, que se refere à primeira vida de Cristo (terrestre) e à última (celeste e Divino).
terça-feira, setembro 14, 2010
O PODER INFALÍVEL DA PRECE
ORAÇÃO PARA O PAI SOL
Olha para mim pai Sol,
Sou eu um pedaço de ti.
Vim para você, para entender o
significado do Cosmo.
Peço-lhe que me seja permitido ir ao interior
de sua memória, desejo recordar.
Quero mais uma vez, compreender tudo.
Necessito deste conhecimento para o futuro.
De modo que mais uma vez,
eu ande em harmonia com a Terra e as estrelas:
Eu sou os olhos que vêm como o Poder e a força
Divina do Criador vê.
Eu Sou os ouvidos que escutam, como o Poder
e a força do Divina do Criador escuta.
Eu Sou a mente que conhece como o Poder
e a força Divina do Criador fala.
Eu Sou a alma que recorda como o Poder
e a força Divina do Criador recorda.
Como é em você, assim é em mim.
Eu existo agora e estou aqui.
segunda-feira, setembro 13, 2010
ENCANTOS DO MUNDO
LENDAS DESSE BRASIL DE MEU DEUS
Já aconteceu de você ver água derramada sem motivo pelo chão? Ou os sapatos amanhecerem em um local diverso da noite anterior? E aquele objeto que estava agorinha na sua frente, mas, de repente... Cadê? Desapareceu, para surgir novamente, depois de muita amolação, no mesmíssimo lugar! Quem, na cidade, explica isso?
No meio rural, explica-se muito bem por meio de histórias e sabedorias que têm o dom de abrandar o coração dos homens. É um conhecimento que brota do contato com a terra, com o crepitar do fogo, com as noites estreladas. Traduz um olhar de encantamento em direção ao mundo, uma projeção da fé por uma vida melhor.
No interior de Minas, todo mal feito que ninguém fez é obra do Romãozinho, espírito travesso que entra na casa e remexe tudo. Acontece muito em casa que tem menina-moça. Às vezes, precisa até "passar um ramo pela casa" para benzer. Apesar de nunca ter sido visto, ele pode ser uma versão do saci, moleque pretinho, de uma perna só e gorro vermelho, que surge num redemoinho. Ambos adoram esconder as coisas, só para ficar gargalhando num canto, vendo um pobre coitado desnorteado pela casa feito bobo. Escondem dinheiro, fazem errar o caminho, derramam e quebram coisas, jogam pedra, apagam fogo, deixam a porta aberta.
Mas eles não são coisa ruim, não, pois lembram às pessoas carrancudas da cidade que dar risada é um santo remédio para curar os males da vida. Rir das próprias carências e dos temores ajuda a aliviar tensões, a enxergar além...Disse o poeta argentino Jorge Luis Borges que, se pudesse viver novamente, não tentaria ser tão perfeito. Correria mais riscos, contemplaria mais entardeceres, comeria mais doces, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Neste Brasil de meu Deus, qualquer povoado tem caso de visagem. Visagem é aparição de luz, de fada, de almas, de bichos fantásticos, portadores de avisos, sinais e, às vezes, de esperanças. Em Minas, isso é mais comum na proximidade da água ou da samambaiaçu. Uma das mais conhecidas é a Mãe do Ouro, que surge à noite sob a forma de uma luz forte ou de uma moça de cabelo reluzente, trazendo aviso de progresso e
E , na beira d'água, contam-se casos de mulheres formosas cuja unica função é atentar os homens atraindo todos para o fundo do rio. Na verdade, elas atentam "a vontade secreta de experimentar o novo. O sonho de encontrar, no desconhecido, o paraíso e a felicidade perdida", diz Ricardo Azevedo no delicioso livro infantil Armazém do Folclore (ed. Ática)
A noite escura, o mistério e a incerteza são moradas do bicho-papão, do tutu-marambaia ou da cuca, bichos que assustam as crianças (e os adultos) que ficam pensando abobrinha e não querem saber de dormir. Contra a escuridão, acende-se a luz: das velas, da confiança e do pensar positivo.
Na mata, tocaiando, vive um espírito protetor: o curupira, um anão de cabelos vermelhos e pés virados para trás. Ele não se importa se alguém derruba uma árvore para construir a casa ou caça para se alimentar. Mas, acompanhado de porcos-do-mato, persegue os que caçam por prazer ou destroem as matas.
Quantos curupiras seriam necessários para afugentar a insensatez que já destruiu 700 000 km2 de floresta na Amazônia? casa, por exemplo. Se um desperdiça, o outro fica sem. No Brasil, onde existem 50 milhões de pessoas vivendo na pobreza, desperdiça-se, só em Minas, 30% da produção de hortigranjeiros, desde a lavoura, transporte e manuseio até a despensa do consumidor. Segundo pesquisa, nos sacolões, 80% do que é descartado poderia ser aproveitado na alimentação. Haja curupira!
As lendas expressam a alma de um povo. As nossas falam de um povo sensível que venera o ambiente em que vive e que o casamento com as forças naturais nos torna mais verdadeiramente humanos.
Carlos Solano
domingo, setembro 12, 2010
FALANDO COM OS ANJOS
O SEU ALTAR , O SEU ESPAÇO SAGRADO
As vezes é um simples cantinho, às vezes é em cima da cômoda, às vezes é um quarto inteiro destinado a isso - mas um altar, por mais simples que seja, significa uma âncora, um farol, na casa de todos aqueles que têm fé.
O que não deve faltar num altar? Os elementos água, fogo, luz. Alguns colocam um copo de água, outros fazem sete pequenas oferendas de água. Uma vela acesa, um incenso, são indispensáveis. A imagem do seu ser de devoção deve estar presente, e todas as imagens ou gravuras ou fotos que evocam a figura da sua fé.
É bom que você aproveite uma mesa, ou um móvel pequeno, e coloque um belo tecido, uma toalha bonita.
Gosto muito da maneira como os budistas arranjam seus altares. Eles fazem sete oferendas, com água ou com punhados de arroz. O significado é tudo que oferecemos a um hóspede quando chega à nossa casa: água de beber, água para lavar as mãos e os pés, flores, luz(vela), incenso, água perfumada, e comida.
Sempre colocam uma concha do mar, dessas no sentido horário, para simbolizar a música, maior de todas as artes. Sempre vejo também nesses altares um cristal de quartzo, transparente, representando a nossa consciência primordial, clara.
Se você não quer, ou não pode ou seus filhos são pequenos e vão destruir, em vez de montar um altar completo monte um pequeno altar em algum lugar só seu da casa, ou crie espaços sagrados com objetos que você impregnou com sua energia amorosa, por toda parte.
Todos os dias, troque seu altar. Pode ser de noite, ou de dia, ao levantar. Troque as oferendas, medite. De nada adianta ter um altar em casa e nem se sentar diante dele.
Se você não tem condição de jeito algum de montar um altar, imagine um. Com oferendas transbordantes, jorrando todo o néctar do mundo, imagine e dedique esse altar para a figura da sua devoção.
O significado é o mesmo. E Deus vai entender a mensagem. Peça ajuda aos anjos nessa empreitada. Eles adoram trabalhar na sua imaginação, tornando-a mais detalhada e construtiva.
Você vai perceber que toda vez que você se senta diante do seu altar é como se você chegasse a um porto que é só seu, um espaço onde as coisas acontecem num nível mais profundo, onde você pode conversar, se alegrar, chorar, agradecer, pedir, rezar.
Deixe os anjos tomarem o comando. Eles já estão acostumados.
(Mirna)
sexta-feira, setembro 10, 2010
AQUI VOCÊ APRENDE
QUAL A ORIGEM DA EXPRESSÃO AMOR PLATÔNICO?
Vem do diálogo O Banquete, obra - prima de Platão, filósofo grego do século 4 a.C. Nele, o pensador estabeleceu um repertório das formas de amar, que vão do deleite mais físico à devoção mais espiritual. É por isso que surgiu a interpretação simplista de que o amor espiritual é platônico - porque seria o mais elevado. Porém a idéia de que o amor platônico é aquele não concretizado foge um pouco da noção original.
"Na verdade, em Platão o amor é uma ascensão. O amor espiritual é o mais elevado. É bom lembrar que ele parte do físico e não de uma negação do desejo", explica o professor de filosofia Renato Janine Ribeiro, da Universidade de São Paulo.
segunda-feira, setembro 06, 2010
DICA DO DIA
PROCURE ADAPTAR-SE AS SITUAÇÕES E AFASTE DE SI QUALQUER IDÉIA DE PESSIMISMO OU DESÂNIMO.
POESIA
MÃE TERRA...
Nosso Pai de grande manto
Que nos olha lá do alto
Agora vê com grande espanto
O que sente a nossa Mãe...
Oh, Mãe Terra!
Quantas vezes vivificas teu fruto
Entre divinas lágrimas e luto
Que o filho ingrato destrói
Mãe, teu coração já dói
Vulcão de Amor e Esperança
Da renovada Aliança
Do que é e do que foi
O Fogo Azul se liberta
E amamenta a Criação
Mas o teu filho tem aberta
A sede da destruição
E sem lamento e sem ira
Unindo a desunião
Até quando, Mãe Terra!
Até quando teu perdão?
Quanto tempo vai correr
P'ra teu filho à Luz voltar
E de seu Pai receber
A chama eterna de amar?
Se este sonho tão sério
De Amor, Paz a Verdade
Ainda é só um Mistério
Para esta Humanidade!
(Poema de Ana P. Pinto)
domingo, setembro 05, 2010
BELEZA & SAÚDE
FIBRAS FAZEM O CORAÇÃO BATER FORTE
Se você integra o contigente da meia-idade, trate de incluir doses generosas de cereais integrais na alimentação.
O motivo? Eles afastam a ameça de males cardíacos.
É o que sugere um estudo conduzido na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
A pesquisa acompanhou 43 mil voluntários e concluiu: os fãs desses alimentos apresentaram um risco 30% menor de ter problemas no coração. "Os cereais integrais ajudam a evitar o acúmulo de gordura nas artérias",
diz a nutricionista Isabela Cardoso, do Hospital do Coração, em São Paulo.
FRATERNIDADE BRANCA
Nós não queremos que o Karma se realize, nós queremos dilui-lo e dissolvê-lo.
Tudo deve se arranjar na paz cósmica.Todos devem se arranjar entre si, na paz
e na dignidade. Mas todos os seres devem ser livres para se arranjar entre si.
Sim todos os povos devem ter seu livre arbítrio, porque Deus deu-o aos humanos.
Ninguém tem o direito de privar os seres de sua liberdade. Eles próprios se encadeiam
e ninguém pode resolver. Nós vos demos os meios de superar a discórdia.
Usai e abusai, nós vos rogamos.
Mestra Vênus
Tudo deve se arranjar na paz cósmica.Todos devem se arranjar entre si, na paz
e na dignidade. Mas todos os seres devem ser livres para se arranjar entre si.
Sim todos os povos devem ter seu livre arbítrio, porque Deus deu-o aos humanos.
Ninguém tem o direito de privar os seres de sua liberdade. Eles próprios se encadeiam
e ninguém pode resolver. Nós vos demos os meios de superar a discórdia.
Usai e abusai, nós vos rogamos.
Mestra Vênus
sábado, setembro 04, 2010
DICA DO DIA
SEJA ALEGRE, PROCURANDO FAZER TODO O BEM QUE PUDER, NOS DIAS EM QUE PERMANECER NA FACE DA TERRA.
AUTO - ESTIMA
FALA COM BRANDURA
Fala com Brandura. Tua voz mansa, tuas palavras, teu equilíbrio pessoal são capazes de conquistar as almas mais rebeldes. Que cheguem a compreender -te, não por temor.
Fala com Brandura aos teus familiares, ainda que alguns difíceis e indomáveis de gênio. A persistência em não alterar a voz, em te manteres sereno em qualquer situação, terão o poder de conquistar até os aparentemente inconquistáveis.
Fala com Brandura a todas as crianças que encontrares no teu caminho e assim serão alvo de tua simpatia e todos desejarão estar perto de ti.
Fala com Brandura aos velhos. Eles estão talvez por pouco tempo entre nós.
Proporciona-lhes atenção e carinho para que eles possam partir abençoando a vida e as criaturas.
Fala com Brandura aos aflitos e amargurados, aos que vivem sem afeto, dando-lhes novas esperanças.
Fala com Brandura a todos que passarem por ti nessa trajetória terrena, ainda que, em troca, recebas indiferença ou ingratidão. O que importa é o que dás, não o que recebes. Teu coração pleno de amor, feliz por ter distribuído o bem, será a tua maior recompensa.
Fala com Brandura, sempre, meu amigo, em todos os momentos, em qualquer lugar, em qualquer situação. Deixa que o Amor Infinito do Pai se manifeste, se extravase através de tuas palavras mansas, teus sentimentos, generosos e, assim estaras amealhando um tesouro de inestimável valor que será sempre acrescido à medida que o distribuíres.
Fala com Brandura. Age com amor e estarás obedecendo os mandamentos de Deus e os ensinamentos de Jesus.
Fala com Brandura e tua voz sairá como uma prece do altar de teu coração, para glorificar a Deus no coração de teus irmãos.
Cecília V. Sampaio
quinta-feira, setembro 02, 2010
BELEZA & SAÚDE
CUIDANDO DA VOZ
CONFIRA DICAS PARA UMA BOA SAÚDE VOCAL
A voz é nossa melhor forma de comunicação com as outras pessoas. Através dela podemos cantar, rir, chorar, falar, expressar pensamentos e opiniões.
"A voz revela nossa identidade, diz como estamos e conta quem somos. Ao longo de toda a vida, a voz vai espelhar nosso estado emocional", explica a fonoaudióloga gaúcha Claudia Liechavicius.
Poucas pessoas sabem, mas a alimentação pode contribuir para uma voz mais límpida. Claudia que é Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (Cev - SP), dá as seguintes dicas:
- O álcool irrita o aparelho fonador e pode reduzir as respostas de defesa do organismo.
- Maçã e sucos de frutas cítricas tem propriedades adstringentes, deixam a saliva mais fina e são recomendados para serem ingeridos antes de uso intenso da voz;
- Os derivados do leite e o chocolate engrossam a saliva e dificultam a articulação das palavras;
-O gengibre, apesar de seu conhecido efeito cicatrizante, pode irritar a mucosa da laringe e desencadear tosse intensa;
- Água fresca (não gasosa) em temperatura ambiente auxilia na lubrificação, e deve ser utilizada quando se sentir a garganta seca.
- Devemos evitar alimentos pesados e condimentados, principalmente quando sentirmos sintomas como azia, refluxo e má digestão, pois, as substâncias gástricas produzidas nessas situações podem irritar a laringe;
- Para manter boa saúde, inclusive da voz, é recomendada uma alimentação leve, que inclua verduras e frutas, sempre bem mastigados para facilitar a digestão e liberar a movimentação do diafragma, essencial para uma boa respiração. Pessoas doentes não conseguem manter uma voz forte e saudável.
Assinar:
Postagens (Atom)